Critérios de credenciamento de novos docentes atualização de outubro e novembro de 2020
Professora Associada do Departamento de Linguística e Filologia na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nessa instituição, atua no Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLIN/UFRJ). Possui Bacharelado (2004) e Licenciatura (2005) em Letras: Português-Inglês, mestrado em Linguística (2006) e doutorado em Linguística (2010) pela UFRJ. Coordena o grupo de pesquisa BioLing (Biologia da Linguagem), onde desenvolve pesquisas na área de sintaxe, investigando o conhecimento linguístico de sujeitos saudáveis, com patologias linguísticas, de crianças adquirindo linguagem e de indivíduos adquirindo L2, e atuando principalmente com a investigação de categorias flexionais, como as de tempo e aspecto. No âmbito do PPGLIN/UFRJ, encontra-se ligada às linhas de pesquisa ‘Gramática na Teoria Gerativa’, com o projeto de pesquisa “A representação e a realização linguística de tempo, aspecto, modo, modalidade e voz”, e ‘Linguagem, Mente e Cérebro’, com o projeto de pesquisa “Comprometimento de tempo, aspecto, modo, modalidade e voz em patologias da linguagem”.
Possui doutorado em Sciences Cognitives pela Institut National Polytechnique de Grenoble(2000). Atualmente é Membro de corpo editorial da Journal of Speech Sciences, Professor visitante da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atuando principalmente nos seguintes temas:Prosodie, Synthèse de la Parole, Psycholinguistique.
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ. Professor Associado de Linguística do Departamento de Linguística e Filologia da UFRJ. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ. Membro efetivo do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da UFRJ, comitê da Câmara Técnica de Ética em Pesquisa (CTEP) da UFRJ. Trabalha nas Linhas de Pesquisa (i) Gramática na Teoria Gerativa; (ii) Linguagem, Mente e Cérebro; (iii) Tecnologia e Inovação em Linguística. Orienta Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica. Suas áreas de atuação são Gramática Gerativa; Neurociência da Linguagem, com emprego da técnica de extração de Potenciais Relacionados a Eventos (ERP); Psicolinguística Experimental; Aquisição de Linguagem. Está voltada principalmente para os temas: Arquitetura da Linguagem; Computação Linguística; Processamento e Representação da Linguagem na Mente/Cérebro; Princípios e Parâmetros; sentenças relativas preposicionais; Preposition pied-piping (Ppp); Preposition stranding (Pst); cortadoras; copiadoras; alemão; inglês; francês; holandês; Recursividade; Aquisição; animacidade. Coordena os seguintes projetos certificados pelo CNPq e pela UFRJ: i) LADS – Laboratório de Aspectos da Derivação Sintática: Neurofisiologia da Linguagem e Psicolinguística (http://www.lads.letras.ufrj.br); e ii) PREPP – Preposition pied-piping e Princípios e Parâmetros: teoria e experimento. Participou do LER – Laboratório de Eletroencefalografia e Rastreamento Ocular da Linguagem (LER), da UFRJ, que teve o projeto Linguística para a Educação Básica: fomentando a capacidade científica através da linguagem. Aleria Lage fez Estágio de Aprimoramento na Universidade de Lisboa (2014). Foi Professor Adjunto Visitante do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFJF (2009-2010), atuando também na Graduação em Letras da UFJF. Foi bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (2015-2018), pesquisadora de Pós-Doutorado em Linguística da UFRJ, bolsista de Pós-Doutorado da FAPERJ (2007-2009) e do CNPq (2006). Professor Adjunto Substituto de Linguística da UFRJ (2006-2007). Possui Doutorado em Linguística pela UFRJ (2005), Mestrado em Linguística pela UFRJ (1992), Especialização em Germanística pela Universidade de Freiburg, Alemanha (1989), Bacharelado e Licenciatura em Português-Italiano (1987) e Bacharelado e Licenciatura em Português-Alemão (1986).
Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestrado (2004) e doutorado (2008) em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi bolsista da FAPESP de pós-doutorado no Departamento de linguística da FFLCH da USP de 2008 a 2010. Atualmente, é professor adjunto de Linguística do Departamento de Linguística e Filologia da UFRJ. Tem experiência nas áreas de Matemática e Linguística. Trabalha com Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: morfossintaxe da língua portuguesa, estrutura de eventos e argumentos do verbo, tempo verbal e aspecto.
Alex de Carvalho concluiu o doutorado em Ciências Cognitivas pela Ecole normale supérieure – PSL University, em 2017, onde trabalhou com a Dra. Anne Christophe no Laboratoire de Sciences Cognitives et Psycholinguistique em Paris na França. Em seguida, ele realizou seu pós-doutorado na University of Pennsylvania – UPenn, nos Estados Unidos, com o Prof. John Trueswell. Atualmente, Alex de Carvalho é Professor Associado de Psicologia do Desenvolvimento na Université de Paris e desenvolve suas pesquisas no Laboratoire de Psychologie du Développement et de l’Éducation de l’enfant (LaPsyDÉ – UMR CNRS 8240). As pesquisas realizadas pelo professor Alex de Carvalho, juntamente com seus alunos de iniciação cientifica, mestrado e doutorado, exploram muitas facetas do processamento e do desenvolvimento da linguagem, sua compreensão, sua produção e sua representação. Alex de Carvalho também investiga a relação entre a linguagem e outros aspectos do desenvolvimento cognitivo humano. Mais precisamente, Alex estuda os mecanismos cognitivos que as crianças utilizam para adquirir a sintaxe de sua língua materna, como elas detectam e resolvem ambiguidades durante o processamento da linguagem e como elas aprendem o significado das palavras. A maior parte de suas pesquisas utiliza métodos temporalmente sensíveis, como rastreamento ocular (eye- tracker), para estudar o processamento em tempo real da linguagem em crianças pequenas, entre 1 e 6 anos. Mas em seu laboratório eles também utilizam EEG (eletroencefalograma), NIRs, fMRI, e outros métodos comportamentais simples para avaliar o processamento, a compreensão e a produção da linguagem em crianças.
Professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LEV/FL/UFRJ). Membro do corpo docente da Pós-graduação em Linguística (UFRJ). Membro do corpo docente da Pós-graduação em Letras Vernáculas (UFRJ). Membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas – PROFLLIND (Museu Nacional/UFRJ). Com pós-doutorado em Letras na Universidade Federal do Paraná (UFPR), (2016-2017). Com pós-doutorado no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo (USP), com bolsa Fapesp (2009-2010). Doutorado e mestrado em Linguística pela USP, como bolsista do CNPq e da Fapesp. Bolsa-sanduíche (com bolsa Capes) na Universidade de Massachusetts. Graduada em Linguística (USP), com bolsa de Iniciação Científica do CNPq . Pesquisadora em Linguística, especialmente em Semântica das Línguas Indígenas, e principalmente em Língua Portuguesa, com ênfase na Interface Sintaxe-Semântica. Temas principais: quantificadores, ?todo?, adjetivos, modificadores de grau, tema incremental, telicidade, denotação verbal, universais semânticos, quantificação universal, distributividade, predicação e semântica de graus. Interessada em trabalhos de combate ao Preconceito Linguístico e em preparação de material didático. ORCID ID:
https://orcid.org/0000-0002-3476-0193.
Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ (2019) e Professora Adjunta do Departamento de Linguística e Filologia da UFRJ (2018-atual). Atuou como Professora Adjunta de Língua Portuguesa no quadro efetivo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2016-2018). Possui Bacharelado em Linguística e Bacharelado e Licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo – USP (2006); Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela USP (2009); Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela USP (2015), com Estágio Doutoral na Universidade de Cambridge (2014-2015); Pós-Doutorado em Linguística na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2016). Tem experiência e atua na área de Linguística e Língua Portuguesa, com ênfase em teoria e análise linguística, sintaxe, sintaxe diacrônica, Linguística Histórica, aquisição da linguagem e ensino de português como língua materna e segunda língua.
Possui graduação em ciências cognitivas e ciência da computação pelo Massachusetts Institute of Technology (2000), e doutorado em linguística pelo Massachusetts Institute of Technology (2004). Atualmente é professor titular visitante na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e professor titular na University College London. Tem experiência e produção em linguística, com ênfase em fonologia, morfologia, linguística experimental, e línguas indígenas.
Aniela Improta França concluiu o doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2002, tendo estagiado no Cognitive Neuroscience of Language Lab da Universidade de Maryland, USA, no Instituto de Neurologia da UFRJ e no Ambulatório de AVC da UFF. É Professor Associado do Departamento de Linguística da UFRJ, Coordenadora da Pós Graduação em Linguística (2015-2017) e membro efetivo do Programa Avançado de Neurociência (PAN-UFRJ). Desde 2006 coordena o Laboratório de Acesso Sintático – ACESIN formando alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado em teoria linguística, e em pesquisa psicolinguística e de neurociência da linguagem. Atuou como Coordenadora do GT de Psicolinguística da Anpoll (Associação Nacional de Pós-graduação de Pesquisa em Letras e Lingüística) no bienio 2008-2010. É Pesquisadora do CNPq, Pesquisadora colaboradora da UNESCOG, na Universidade Livre de Bruxelas e Representante da ABRALIN na CIPL-UNESCO (Comité International Permanent des Linguistes).
Possui graduação em Letras Português Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) , doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), pós-doutorado na University of York, UK (2004). Atualmente é professor associado 2 da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Variação e Mudança, atuando principalmente nos seguintes temas: variação e mudança linguística e, mais recentemente, a aquisição de língua materna, com foco na emergência de padrões fonológicos e morfológicos variáveis do português brasileiro.
Professora adjunta de inglês no Departamento de Anglo- germânicas da Faculdade de Letras, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), membro do Laboratório de Psicolinguística Experimental (Lapex), e líder do Laboratório de Línguas de Sinais e Orais em Psicolinguística e Aquisição (SOPA). Doutora em Linguística pela UFRJ (bolsista CAPES) e mestre em Linguística pela UFRJ (bolsista Capes). Foi pesquisadora visitante (CAPES-Fulbright) no Laboratório de Neurolinguística da Universidade de Nova York (NYU).
Possui graduação em Português-Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), Mestrado em Linguística (UFRJ-2003) e Doutorado em Linguística (UFRJ-2008). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Linguística e Filologia da UFRJ e integra a equipe do Grupo de Estudos Discurso & Gramática. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Histórica e Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística funcional centrada no uso; mudança linguística; construcionalização e mudanças construcionais; gramaticalização e lexicalização; adverbiais; ordenação..
Possui doutorado (2017) e mestrado (2008) em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e graduação (2005) em Letras Português-Russo pela mesma universidade. Atualmente é professor adjunto de língua russa no Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no curso de graduação em Letras Português-Russo, coordenador do SLAV – Núcleo de Estudos em Eslavística, editor responsável pela SLOVO – Revista de Estudos em Eslavística, e membro do PEUL – Programa de Estudos sobre o Uso da Língua na UFRJ. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase nos Modelos Baseados no Uso, atuando principalmente nos seguintes temas: Gramática de Construções, estudos comparados entre russo e português, descrição e análise da língua russa, variação e mudança, tradução.
Diogo Pinheiro tem doutorado em Linguística e mestrado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professor Adjunto da UFRJ, onde atua tanto em nível de graduação quanto no Programa de Pós-graduação em Linguística. Como pesquisador, sua atuação se concentra nas áreas de Gramática de Construções e Linguística Cognitiva. Do ponto de vista teórico, tem dois grandes interesses: de um lado, pesquisar a pertinência de um modelo de gramática que seja, ao mesmo tempo, construcionista e baseado-no-uso; de outro, explorar as possibilidades do arcabouço da semântica cognitiva (“construal”, imagética convencional, Teoria dos Espaços Mentais, etc.) para a compreensão do polo semântico das construções gramaticais. Seu projeto de pesquisa atual – intitulado “Produtividade construcional: investigando a criatividade linguística à luz da Gramática de Construções” – se debruça sobre os mecanismos que regulam as possibilidades de combinação entre diferentes construções gramaticais (e, em última instância, decidem quais enunciados são ou não possíveis em uma dada língua). Tem publicado artigos e capítulos de livros em publicações nacionais e internacionais, e é um dos organizadores da obra “Linguística Cognitiva em foco: morfologia e semântica”.
Resumo do currículo:Gean Damulakis possui Bacharelado e Licenciatura em Letras Português-Alemão (2002), Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professor adjunto no Departamento de Linguística e Filologia da UFRJ e atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística da mesma instituição. É pesquisador associado do Museu Nacional/UFRJ. Tem experiência nas áreas de ensino de Língua Alemã, Língua Portuguesa e Linguística, e desenvolve pesquisa em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: fonologia, variação intra- e interlinguística, português, alemão e línguas indígenas, sobretudo línguas Macro-Jê. No âmbito do Programa de Pós-Graduação em Linguística/UFRJ, suas pesquisas encontram-se ligadas às linhas de Gramática na Teoria Gerativa e de Estudo das Línguas Indígenas Brasileiras, com projeto de pesquisa que focaliza a área de fonologia, sobretudo nos aspectos referentes às teorias fonológicas.
Professora do Departamento de Letras Vernáculas – Setor Língua Portuguesa da UFRJ e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística/UFRJ. Contemplada pelo edital FAPERJ ARC-2019 para professores recém-contratados, com o projeto de pesquisa vinculado ao CNPq, intitulado “Correspondências interlinguísticas em polissemia de verbos cognatos em línguas românicas”. É Pós-doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob supervisão da Professora Miriam Lemle. Doutora em Linguística pelo PPGLing /UFRJ, com bolsa CNPq, sob orientação da Professora Doutora Titular Emérita Miriam Lemle, tendo pesquisado a interface sintaxe-semântica a partir da análise de verbos polissêmicos no português brasileiro. É Mestre em Linguística pelo PPGLing/UFRJ com a dissertação “Etimologia e Reanálise de Palavras”. No mestrado, foi contemplada com a bolsa nota 10 da FAPERJ. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria Linguística, e produção intelectual direcionada principalmente para os seguintes temas: Sintaxe, Interface sintaxe-Semântica, Morfologia, Formação de palavras novas, Estrutura argumental, Padrões sintáticos e Mudança Diacrônica. Atuou, ainda, como estudante/pesquisador visitante em Queen Mary University of London com bolsa CAPES, sob orientação da pesquisadora Hagit Borer.
Pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG (Programa de Pós-graduação em Estudos Linguística/POSLIN). Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Faculdade de Letras/UFRJ (2007), Mestre em Linguística pelo mesmo Programa (2003), e Especialista em Línguas indígenas brasileiras pelo curso de Pós-graduação lato sensu Formação de Jovens Pesquisadores na Área de Línguas Indígenas Brasileiras (2001), oferecido pelo Setor de Linguística do Museu Nacional/UFRJ. Docente do Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas (Profllind) do Museu Nacional (UFRJ). Professora do Programa de Pós-graduação em Letras em rede nacional (Profletras). Pesquisadora Colaboradora da Linguística do Museu Nacional. Professora Associada II do Departamento de Letras Vernáculas da Faculdade de Letras da UFRJ. Responsável pela execução do projeto Aspectos da variação sintática e fonológica do português de contato com as línguas indígenas brasileiras (Registro Sigma 20324). Áreas de interesse: estudo científico da sintaxe de línguas indígenas brasileiras, em especial, as línguas da família Pano, e sua interface com os sistemas de desempenho do falante, investigação de problemas de prosódia e variação sintática do português do Brasil.
É Professora Investigadora no Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM) em Portugal e Professora Visitante de Linguística na Universidade Federal da Paraíba, Brasil. É pesquisadora vinculada ao Laboratório de Acesso Sintático – Acesin (www.acesin.letras.ufrj.br), de Eletroencefalografia e Rastreamento Ocular da Linguagem – LER/UFRJ (www.ler.letras.ufrj.br) e de Processamento Linguístico, LAPROL/UFPB. Recentemente, se juntou ao Grupo de Linguística Teórica e Experimental (LTE/UMinho). Possui Doutorado e Mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (CNPq). Durante o Doutorado com ênfase em Neurociência da Linguagem, realizou Estágio de Doutorado (Bolsista CAPES) e Pesquisa no Cognitive Neuroscience of Language Lab na University of Colorado em Boulder, nos EUA (http://psych.colorado.edu/~kimlab/index.html). Foi Professor Assistente de linguística da UFRJ (2009 e 2014). Bolsista do CNPq entre 2002 a 2019, é licenciada plena em Letras Português – Alemão também pela UFRJ. Realiza trabalhos em colaboração com a Pós-Graduação em Linguística da UFRJ, Pós-Graduação em Engenharia Elétrica do CEFET-RJ e, recentemente, faz parte da Pós graduação em Linguística (Proling) da UFPB e também da Universidade do Minho, Portugal (FCT/CEHUM). É linguista computacional associada à Cerence e Google atuando em diversas tarefas linguísticas relacionadas à Inteligência Artificial (AI) – interfaces de voz, anotação linguistica (linguistic annotation), garimpo de texto (Text Mining) e transcrição linguística. Atua nas áreas de Teoria e Análise Linguística; Linguística Aplicada a Educação; Linguagem, Mente e Cérebro; Tecnologia e Inovação Linguística; Letramento, Aquisição da Linguagem e, com Línguas Indígenas Brasileiras (Karajá, tronco linguístico Macro-Jê). Desenvolve pesquisas e orienta projetos sobre o processamento sintático e semântico utilizando a técnica de extração de ERPs (EEG), com Rastreamento Ocular e uma gama de pesquisas psicolinguísticas. Tem experiência na produção de ferramentas de pesquisa linguística.
Resumo do currículo: Possui licenciatura em Português-Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). É professora do Departamento de Linguística e Filologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 2011 e atualmente está na categoria Adjunto II. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos temas: mudança linguística; construcionalização; gramática de construções; linguística centrada no uso; construções quantitativas e construções qualitativas; estruturas binominais.
Professora Associado II do Departamento de Linguística e Filologia e membro do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro (nota 6 CAPES). Graduou-se com Bacharelado em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1984), fez Mestrado (2002) e Doutorado (2004) em Linguística na Universidade de Colorado Boulder, EUA. Desenvolveu projetos de Pós-doutorado no Museu Nacional/UFRJ (2005-2007, bolsa CNPq) e na Universidade de Colorado (2014-2015, bolsa de Estágio Senior da CAPES). Desenvolve pesquisa nas áreas de análise funcional-tipológica, descrição e documentação de línguas indígenas amazônicas, com foco especial em línguas da família Tukano Oriental. Outros áreas de interesse incluem linguística interacional, questões de contato linguístico, multilinguismo e sistemas regionais multilíngues, mudança sociolinguística e estudos comparativos, com atenção maior na região do Alto Rio Negro no noroeste amazônico.
Doutora em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre em Linguística e Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atualmente é Professora Adjunta do Setor de Estudos Linguísticos do Departamento de Letras-Libras e professora permanente do Programa de Pós Graduação em Linguística. Desenvolve pesquisa sobre os seguintes temas: efeitos de processos cognitivos e metodológicos sobre nativos e não nativos durante aquisição/aprendizagem de línguas; descrição do português do Brasil usado como L2 por estrangeiros e surdos; consciência linguística em tarefas de leitura e de produção de textos; avaliação de proficiência oral e escrita. Site: https://sites.google.com/letras.ufrj.br/lia-abrantes-a-soares/p%C3%A1gina-inicial
Resumo do currículo: Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), Doutorado em Linguística pela University of Southern California, Los Angeles/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), e Pós-doutorado na University of California, Berkeley (2006). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Sociolinguística (variação linguística e redes sociais) e atua, desde 1995, na área de Linguística Cognitiva. Sob a ótica da Teoria dos Espaços Mentais e da Gramática de Construções, investiga atualmente as relações entre estrutura linguística e significado pragmático, a partir do projeto “Espaços mentais, condicionalidade e (inter)subjetividade” (CNPq). É coordenadora do LINC – Grupo de Pesquisas em Linguística Cognitiva (http://www.grupolinc.com.br), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Linguística da UFRJ. No âmbito do LINC, desenvolve pesquisas sobre o português brasileiro e o inglês, orientando trabalhos de IC, Mestrado e Doutorado sobre construções complexas (em especial, construções condicionais e construções completivas), construções com inversão de sujeito e dêiticos sociopessoais. É autora e co-autora de várias publicações nacionais e internacionais, entre as quais se destacam os livros “Espaços mentais e construções gramaticias: do uso linguístico à tecnologia” (Rio de Janeiro, Imprinta, 2009, org.) e “Introdução à Linguística Cognitiva” (São Paulo: Contexto, 2011).
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), graduação em Letras: Português-Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), mestrado e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012, 2017). Atualmente é Professor Adjunto B, do Departamento de Linguística e Filologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro integrante do Programa de Estudos sobre o Uso da Língua (PEUL/UFRJ), membro colaborador do GT de Sociolinguística da ANPOLL e membro associado à ABRALIN. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: variação linguística, mudança linguística, modelos baseados em exemplares.
Marcus Maia é doutor em Linguística pela University of Southern California – USC, (1994). Realizou estágio de pós-doutorado na área de Processamento da Linguagem como pesquisador visitante na City University of New York – CUNY (2003-2004). Atualmente é Professor Titular de Linguística do Departamento de Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fundou e coordena o Laboratório de Psicolinguística Experimental (LAPEX), grupo de pesquisa da UFRJ, registrado no CNPq, em 2001. Coordenou o Grupo de Trabalho de Psicolinguística da ANPOLL no biênio 2006-2008. Atua nas áreas de Psicolinguística, Teoria e Análise Linguística e Línguas Indígenas Brasileiras, desenvolvendo pesquisas e orientando projetos sobre processamento sintático e morfológico, teoria da gramática, línguas indígenas brasileiras. site: https://marcusmaia.academia.edu/
Doutorado em Letras (Linguística) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ (1994), em regime de doutorado-sanduíche na Universidade Clássica de Lisboa e Biblioteca Nacional de Portugal, recebendo em 1993 Menção Honrosa da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência -SBPC no Prêmio Anual da SBPC Modalidade Doutorado, instituído naquele ano. Mestrado em Linguística (1983) e Graduação em Português-Literaturas Bacharelado (1976) e Licenciatura (1977) na UFRJ. Lecionou Português por 12 anos na rede pública municipal do Rio de Janeiro. Desde 1980 faz parte do corpo docente do Departamento de Linguística e Filologia da UFRJ, onde atualmente é Professor Titular. Atua também no Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ, com pesquisa nas áreas de Historiografia da Linguística, Morfologia e Leitura. Criou o Laboratório de Historiografia Linguística da UFRJ, sediado na Faculdade de Letras. Membro da Câmara Técnica de Ética em Pesquisa /CTEP-UFRJ, na subcâmara Integridade em Pesquisa (2014-2017); Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação – CPA da UFRJ (2013-2014); Diretora Adjunta de Pós-Graduação da Faculdade de Letras da UFRJ (2009-2010), Conselheira no Conselho de Ensino para Graduados – CEPG da UFRJ (2003-2005; 2005-2008). Tesoureira da AILP- Associação Internacional de Linguística do Português para o triênio 2017-2020; Presidente da Assembleia Geral da AILP- Associação Internacional de Linguística do Português (2014-2017). Sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos -SBEC. Coordenador Adjunto da avaliação de livros didáticos de Língua Portuguesa do Programa Nacional para o Ensino Médio – PNLEM, edição 2005); Coordenador Acadêmico da área de dicionários de Língua Portuguesa em duas edições do Programa Nacional do Livro Didático -PNLD; Coordenador do Grupo de Trabalho Historiografia da Linguística Brasileira da ANPOLL/ Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (2000-2002 e 2002-2004). Conselheira da Associação dos Estudos da Linguagem do Rio de Janeiro (1996-1998).
Resumo do currículo: Possui graduação em Licenciatura Em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística, variação e mudança, educação, alfabetização e educação de jovens e adultos.
Resumo do currículo: A pesquisadora possui graduação em português/iglês pela Faculdade de Letras de São João Del Rei (1977), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Trabalhou na Univesidade Federal de Juiz de fora e, atualmente, é prof. do Programa de Pós-graduação em Lingüística da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sendo membro integrante do grupo PEUL, desde 1980. Tem experiência na área de Sociolingüística e Dialetologia e de análise lingüística de orientação funcionalista. Atua principalmente na área de variação e mudança lingüísticas, abordando temas como mudança fonológica, gramaticalização, ordenação de constituintes, principalmente dos circunstanciais locativos e temporais. No momento, dedica-se à análise das mudanças no quadro de conectores causais do português, através de uma análise diacrônica.
Maria do Pilar Pereira Barbosa é Professora Associada do Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos. Possui um mestrado em Linguística Teórica pela Universidade de Massachusetts em Amherst e obteve o Phd em l995, no Departamento de Linguística e Filosofia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). A sua dissertação, intitulada Null Subjects, foi redigida sob a orientação dos professores Noam Chomsky e Alec Marantz. É diretora do curso de mestrado em Ciências da Linguagem da Universiade do Minho e coordenadora do Grupo de Investigação em Linguística Teórica e Experimental do CEHUM.
Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Português Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). É professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1996 e atualmente está na categoria Adjunto IV. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: gramaticalização, funcionalismo, iconicidade, verbos transitivos, oração substantiva e ordenação de adverbiais temporais. Possui Bolsa de Pesquisa do CNPq- Nível 2. Recebeu o prêmio Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro da FAPERJ (edital 2008).
Atualmente trabalha como professora adjunta no setor de Linguística no departamento de Letras-LIBRAS na UFRJ. É membro do Programa de Pós-graduação em Linguística da Faculdade de Letras da UFRJ. Atualmente pesquisa temas como processamento nas interfaces morfossintática, semântico-sintática, e pesquisa a integração do processamento linguístico com outras funções cognitivas, como funções executivas e processamento visual, cognição social e emocional, e processamento fenômenos de variação, bilinguismo, e desenvolvimento atípico. Trabalha com métodos da psicolinguística e da neurociência cognitiva. É membro coordenador do laboratório de EEG, Acesin, na UFRJ, onde concluiu seu doutorado em 2014. Iniciou o doutorado como bolsista do CNPq, e depois como bolsista Nota 10 da Faperj. Na sua tese pesquisou correlatos entre sinais neurofisiológicos e operações linguísticas, como acesso lexical e integração verbo-complemento. Parte do seu projeto de doutorado foi feita com fMRI em parceria com o Instituto de Pesquisa e Ensino IdOr. Possui graduação em letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Fez seu mestrado na UFRJ na área de psicolinguística/
Marília Lopes da Costa Facó Soares é Professora Associada IV do Museu Nacional/UFRJ e Pesquisadora nível I-C do CNPq. Doutora na área de Linguística (UNICAMP, 1992), sua tese de doutorado versou sobre a língua Tikuna, que, falada pelo maior grupo indígena da Amazônia brasileira, possui também falantes no Peru e na Colômbia. Prossegue com suas investigações sobre essa língua e conhece línguas da família Tupi-Guarani, assim como línguas da família linguística Pano. A tese de doutoramento defendida em 1992 foi publicada em livro: “O Supra-segmental em Tikuna e a Teoria Fonológica”. Volume I: Investigação de Aspectos da Sintaxe Tikuna. CAMPINAS : UNICAMP, 2000, v.1. p.185. Autora de 31 artigos completos publicados em periódicos e 26 capítulos de livros das áreas de Letras e Linguística, participou da organização de dois livros e de três livros de anais de congressos. Orientou 9 teses de doutorado, 12 dissertações de mestrado e finalizou ainda 1 co-orientação de doutorado e 1 co-orientação de mestrado, sendo em número de 23 os trabalhos de conclusão no âmbito da pós-graduação stricto sensu. Teve 12 bolsistas de iniciação científica com orientação concluída, além de ter concluído 02 supervisões de pós-doutorado. Atualmente é orientadora de 3 teses de doutoramento, 1 dissertação de mestrado e 2 bolsistas de iniciação científica (PIBIC/CNPq). Foi Presidente da Associação de Estudos da Linguagem do Rio de Janeiro – ASSEL-Rio (1995-1997), Diretora Adjunta de Ensino e Pesquisa do Museu Nacional/ UFRJ(março/1998-março/2002), representante do Fórum de Ciência e Cultura no Conselho de Ensino para Graduados e Pesquisa – CEPG – da UFRJ (1992-2001), subchefe do Departamento de Antropologia do Museu Nacional/ UFRJ (períodos: setembro de 1990 a agosto de 1994; dezembro de 1994 a novembro de 1996; janeiro de 2010 a dezembro de 2011) e chefe desse mesmo Departamento (período: setembro de 1992 a agosto de 1994). Possui atuação no campo da educação indígena, com assessoria, por mais de dez anos, a projetos diretamente voltados para populações indígenas. Coordenou projetos de colaboração com equipes francesas no âmbito do acordo CAPES/COFECUB (projetos: Línguas da Amazônia: Estudos de Modalidade Cognitiva e de Prosódia , 2002-2005 e Rede Franco-Brasileira de Estudos das Línguas Indígenas do Brasil , 1997-1998; 1999-2001). Atuou como pesquisadora no CNRS (1994), junto ao então Laboratório de Etnolinguística Ameríndia, atual CELIA Centre d´Etudes des Langues Indigènes d’ Amérique. Em 2003, coordenou e executou a parte de linguística do CD-Rom Magüta Arü Inü [Pensamento dos Magüta ], que, sob a coordenação geral de Priscila Faulhaber, recebeu o prêmio Rodrigo de Melo Franco de Andrade (IPHAN-2003) categoria inventários e acervos de pesquisa. Recebeu ainda, em 2000, 2002, 2004, 2006, 2008, 2012 prêmio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Cientistas do Nosso Estado) pela elaboração de projetos voltados para línguas indígenas. Foi coordenadora do Grupo de Trabalho Línguas Indígenas, vinculado a ANPOLL (períodos 2007-2008 e 2009-2010). Foi também coordenadora geral do Projeto Rede de Formação de Novos Pesquisadores em Línguas Indígenas Brasileiras (Projeto PROCAD – Programa Nacional de Cooperação Acadêmica CAPES (Edital Procad N 01/ 2007), que envolveu a UFRJ, a UNICAMP e a UnB (2008 -2010). Atualmente, é coordenadora do projeto “Fonética e Fonologia: modelos teóricos, variação e arquitetura de gramática” (Projeto PRODOC- CAPES) e coordenadora do Grupo de Pesquisa Línguas Indígenas: Variação, Cognição e Estudos de Fonologia, Gramática e História. É docente do corpo permanente nos Programas de Pós-Graduação em Linguística/UFRJ e Antropologia Social (Museu Nacional/UFRJ) e docente colaborador no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia (Museu Nacional/UFRJ). Suas principais áreas de atuação são: teoria e análise linguística, línguas indígenas, linguística histórica e linguística aplicada.
Professora do Departamento de Letras-Libras da UFRJ em estudos Linguísticos e doutora pelo programa de Linguística da mesma universidade, bolsista CNPq (2011- 2014-1). Foi bolsista PDSE-Capes em 2013, realizando pesquisa em aquisição de linguagem no Laboratoire de Sciences Cognitives et Psycolinguistique/ École Normale Superieure, França. Possui Mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), Licenciatura (2010) e Graduação em Letras Português-Inglês também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Aquisição de Linguagem, Neurociência da Fala, Teoria da Mente e Línguas de Sinais. Desde 2016, é coordenadora do Laboratório SOPA. A docente esteve em licença maternidade em dois períodos de 6 meses — Maio/ 2015 e Outubro/ 2018.
Possui graduação em Letras (Português – Literaturas) (1999), Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui curso de aperfeiçoamento acadêmico na Universidade da Califórnia – Berkeley (2009). É Professora Adjunta de Linguística da UFRJ, membro do Programa de Pós-Graduação em Linguística da mesma instituição e pesquisadora do Grupo de Estudos Discurso & Gramática. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: ordenação vocabular; construção gramatical; construcionalização; mudanças construcionais; adjetivos adverbais.
Possui graduação em Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), especialização em Língua Inglesa pela Puc-Rio (2001), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Diretor Adjunto de Cultura e Extensão da FL/UFRJ e Professor Adjunto de Estudos Linguísticos do Dpto de Letras-Libras/UFRJ. Membro do grupo de pesquisa Discurso & Gramática (D&G/UFRJ) e coordenador do Núcleo de Estudos sobre Interlíngua e Surdez (NEIS/UFRJ). Atua na área de Linguística Funcional com ênfase em Gramática das Construções Baseada no Uso, Aquisição de L2, Ordenação vocabular, Estrutura Argumental e Informacional.
Possui graduação em Letras: Português-Russo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e pós-doutorado pela Universidade Paris 7 (1996). Atualmente, é professora associada (III) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, lotada no Departamento de Antropologia do Museu Nacional, centro onde desenvolve pesquisa com línguas indígenas desde 1981. É professora adjunta aposentada da Universidade Federal Fluminense e foi professora adjunta da Universidade Federal de Juiz de Fora (2002-2005). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, discurso e imagem, análise do não-verbal. É líder de vários projetos de pesquisa subsidiados por diferentes editais (CNPq e FAPERJ). Coordena o Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som – Labedis, vinculado ao Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. Edita a Revista Policromias – Estudos do Discurso, Imagem e Som, com publicação de artigos de renomados autores nacionais e internacionais. Com bolsa Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) desenvolve o projeto Fundo documental Curt Nimuendajú.
Professor Adjunto A II do Departamento de Letras Vernáculas na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui Bacharelado e Licenciatura em Letras Português / Literaturas (2012), mestrado (2014) e doutorado (2018) em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de sociolinguística e linguística histórica, com ênfase na variação e mudança dos pronomes pessoais do português brasileiro, e atuando principalmente na investigação das formas pronominais de segunda pessoa do singular em diferentes contextos morfossintáticos (complementação verbal, possessivo e imperativo). No âmbito do Programa de Pós- Graduação em Linguística/UFRJ, integra a linha de pesquisa Variação e Mudança Linguística e coordena atualmente o projeto de pesquisa “A percepção da variação linguística: formas de tratamento do português em perspectiva experimental”.
Coordenador do Programa:
Professor Gean Nunes Damulakis
ppglinguistica@letras.ufrj.br
Substituta Eventual:
Professora Maria Maura Cezario
mmcezario@letras.ufrj.br
Seg – Sex 9:00 – 19:00
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