Programa de Pós-graduação em Linguística da UFRJ

Corpo Docente

Corpo Docente

Critérios de credenciamento de novos docentes atualização de outubro e novembro de 2020

Adriana Leitão Martins

Email: adrianaleitao@letras.ufrj.br
Categories: Corpo Docente
Áreas de Atuação: Teoria Gerativa, Sintaxe e Aquisição e perda da linguagem
Temas de Investigação: Traços linguísticos de categorias flexionais, Aquisição linguística de categorias flexionais, Comprometimento linguístico de categorias flexionais em indivíduos com patologias da linguagem.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3516755675572396
Orcid: http://orcid.org/0000-0003-0510-2586

Professora do Departamento de Linguística e Filologia na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nessa instituição, atua no Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLIN/UFRJ). Possui Bacharelado (2004) e Licenciatura (2005) em Letras: Português-Inglês, mestrado em Linguística (2006) e doutorado em Linguística (2010) pela UFRJ. Coordena o grupo de pesquisa BioLing (Biologia da Linguagem), onde desenvolve pesquisas na área de sintaxe, investigando o conhecimento linguístico de sujeitos saudáveis, com patologias linguísticas, de crianças adquirindo linguagem e de indivíduos adquirindo L2, e atuando principalmente com a investigação de categorias flexionais, como as de tempo e aspecto. No âmbito do PPGLIN/UFRJ, encontra-se ligada às linhas de pesquisa ‘Gramática na Teoria Gerativa’, com o projeto de pesquisa “A representação e a realização linguística de tempo, aspecto, modo, modalidade e voz”, e ‘Linguagem, Mente e Cérebro’, com o projeto de pesquisa “Comprometimento de tempo, aspecto, modo, modalidade e voz em patologias da linguagem”.

 

Adriana Leitão Martins

Professora do Departamento de Linguística e Filologia na Faculdade de...

Alessandro Boechat de Medeiros

Email: alboechat@letras.ufrj.br
Categories: Corpo Docente
Áreas de Atuação: Gramática Gerativa, Morfossintaxe e Semântica
Temas de Investigação: Synthèse de la Parole
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3683514276827059
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9925-2643

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestrado (2004) e doutorado (2008) em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi bolsista da FAPESP de pós-doutorado no Departamento de linguística da FFLCH da USP de 2008 a 2010. Atualmente, é professor de Linguística do Departamento de Linguística e Filologia da UFRJ. Tem experiência nas áreas de Matemática e Linguística. Trabalha com Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: morfossintaxe da língua portuguesa, estrutura de eventos e argumentos do verbo, tempo verbal e aspecto.

Alessandro Boechat de Medeiros

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de...

Ana Paula Quadros Gomes

Professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LEV/FL/UFRJ). Membro do corpo docente da Pós-graduação em Linguística (UFRJ). Membro do corpo docente da Pós-graduação em Letras Vernáculas (UFRJ). Membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas – PROFLLIND (Museu Nacional/UFRJ). Com pós-doutorado em Letras na Universidade Federal do Paraná (UFPR), (2016-2017). Com pós-doutorado no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo (USP), com bolsa Fapesp (2009-2010). Doutorado e mestrado em Linguística pela USP, como bolsista do CNPq e da Fapesp. Bolsa-sanduíche (com bolsa Capes) na Universidade de Massachusetts. Graduada em Linguística (USP), com bolsa de Iniciação Científica do CNPq . Pesquisadora em Linguística, especialmente em Semântica das Línguas Indígenas, e principalmente em Língua Portuguesa, com ênfase na Interface Sintaxe-Semântica. Temas principais: quantificadores, ?todo?, adjetivos, modificadores de grau, tema incremental, telicidade, denotação verbal, universais semânticos, quantificação universal, distributividade, predicação e semântica de graus. Interessada em trabalhos de combate ao Preconceito Linguístico e em preparação de material didático.

Ana Paula Quadros Gomes

Professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio...

Ana Regina Calindro

Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ (2019) e Professora do Departamento de Linguística e Filologia da UFRJ (2018-atual). Atuou como Professora Adjunta de Língua Portuguesa no quadro efetivo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2016-2018). Possui Bacharelado em Linguística e Bacharelado e Licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo – USP (2006); Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela USP (2009); Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela USP (2015), com Estágio Doutoral na Universidade de Cambridge (2014-2015); Pós-Doutorado em Linguística na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2016). Tem experiência e atua na área de Linguística e Língua Portuguesa, com ênfase em teoria e análise linguística, sintaxe, sintaxe diacrônica, Linguística Histórica, aquisição da linguagem e ensino de português como língua materna e segunda língua.

Ana Regina Calindro

Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal...

Andrew Nevins

Possui graduação em ciências cognitivas e ciência da computação pelo Massachusetts Institute of Technology (2000), e doutorado em linguística pelo Massachusetts Institute of Technology (2004). Atualmente é professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e professor titular na University College London. Tem experiência e produção em linguística, com ênfase em fonologia, morfologia, linguística experimental, e línguas indígenas.

Andrew Nevins

Possui graduação em ciências cognitivas e ciência da computação pelo...

Aniela Improta França

Aniela Improta França concluiu o doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2002, tendo estagiado no Cognitive Neuroscience of Language Lab da Universidade de Maryland, USA, no Instituto de Neurologia da UFRJ e no Ambulatório de AVC da UFF. É Professor do Departamento de Linguística da UFRJ, Coordenadora da Pós Graduação em Linguística (2015-2017) e membro efetivo do Programa Avançado de Neurociência (PAN-UFRJ). Desde 2006 coordena o Laboratório de Acesso Sintático – ACESIN formando alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado em teoria linguística, e em pesquisa psicolinguística e de neurociência da linguagem. Atuou como Coordenadora do GT de Psicolinguística da Anpoll (Associação Nacional de Pós-graduação de Pesquisa em Letras e Lingüística) no bienio 2008-2010. É Pesquisadora do CNPq, Pesquisadora colaboradora da UNESCOG, na Universidade Livre de Bruxelas e Representante da ABRALIN na CIPL-UNESCO (Comité International Permanent des Linguistes).

Aniela Improta França

Aniela Improta França concluiu o doutorado em Linguística pela Universidade...

Christina Abreu Gomes

Possui graduação em Letras Português Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) , doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), pós-doutorado na University of York, UK (2004). Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Variação e Mudança, atuando principalmente nos seguintes temas: variação e mudança linguística e, mais recentemente, a aquisição de língua materna, com foco na emergência de padrões fonológicos e morfológicos variáveis do português brasileiro.

Christina Abreu Gomes

Possui graduação em Letras Português Francês pela Universidade Federal do...

Daniela Cid de Garcia

Professora de inglês no Departamento de Anglo- germânicas da Faculdade de Letras, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), membro do Laboratório de Psicolinguística Experimental (Lapex), e líder do Laboratório de Línguas de Sinais e Orais em Psicolinguística e Aquisição (SOPA). Doutora em Linguística pela UFRJ (bolsista CAPES) e mestre em Linguística pela UFRJ (bolsista Capes). Foi pesquisadora visitante (CAPES-Fulbright) no Laboratório de Neurolinguística da Universidade de Nova York (NYU).

Daniela Cid de Garcia

Professora de inglês no Departamento de Anglo- germânicas da Faculdade...

Deise Moraes Pinto

Possui graduação em Português-Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), Mestrado em Linguística (UFRJ-2003) e Doutorado em Linguística (UFRJ-2008). Atualmente é Professora do Departamento de Linguística e Filologia da UFRJ e integra a equipe do Grupo de Estudos Discurso & Gramática. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Histórica e Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística funcional centrada no uso; mudança linguística; construcionalização e mudanças construcionais; gramaticalização e lexicalização; adverbiais; ordenação.

Deise Moraes Pinto

Possui graduação em Português-Inglês pela Universidade Federal do Rio de...

Diego de Oliveira

Possui doutorado (2017) e mestrado (2008) em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e graduação (2005) em Letras Português-Russo pela mesma universidade. Atualmente é professor de língua russa no Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no curso de graduação em Letras Português-Russo, coordenador do SLAV – Núcleo de Estudos em Eslavística, editor responsável pela SLOVO – Revista de Estudos em Eslavística, e membro do PEUL – Programa de Estudos sobre o Uso da Língua na UFRJ. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase nos Modelos Baseados no Uso, atuando principalmente nos seguintes temas: Gramática de Construções, estudos comparados entre russo e português, descrição e análise da língua russa, variação e mudança, tradução.

Diego de Oliveira

Possui doutorado (2017) e mestrado (2008) em Linguística pelo Programa...

Diogo Pinheiro

Email: diogopinheiro@letras.ufrj.br
Categories: Corpo Docente
Áreas de Atuação: Gramática de Construções, Linguística Baseada no Uso, Linguística Cognitiva
Temas de investigação: construções de intersubjetividade em pessoas neurotípicas e neurodivergentes; construções de intersubjetividade e mudança linguística; distinção semântico-pragmática entre construções quase-sinônimas.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8691039251844677
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2403-5040

Diogo Pinheiro tem doutorado em Linguística e mestrado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professor da UFRJ, onde atua tanto em nível de graduação quanto no Programa de Pós-graduação em Linguística. Como pesquisador, sua atuação se concentra nas áreas de Gramática de Construções e Linguística Cognitiva. Do ponto de vista teórico, tem dois grandes interesses: de um lado, pesquisar a pertinência de um modelo de gramática que seja, ao mesmo tempo, construcionista e baseado-no-uso; de outro, explorar as possibilidades do arcabouço da semântica cognitiva (“construal”, imagética convencional, Teoria dos Espaços Mentais, etc.) para a compreensão do polo semântico das construções gramaticais. Seu projeto de pesquisa atual – intitulado “Produtividade construcional: investigando a criatividade linguística à luz da Gramática de Construções” – se debruça sobre os mecanismos que regulam as possibilidades de combinação entre diferentes construções gramaticais (e, em última instância, decidem quais enunciados são ou não possíveis em uma dada língua). Tem publicado artigos e capítulos de livros em publicações nacionais e internacionais, e é um dos organizadores da obra “Linguística Cognitiva em foco: morfologia e semântica”.

Diogo Pinheiro

Diogo Pinheiro tem doutorado em Linguística e mestrado em Língua...

Gean Damulakis

Gean Damulakis possui Bacharelado e Licenciatura em Letras Português-Alemão (2002), Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professor no Departamento de Linguística e Filologia da UFRJ e atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística da mesma instituição. É pesquisador associado do Museu Nacional/UFRJ. Tem experiência nas áreas de ensino de Língua Alemã, Língua Portuguesa e Linguística, e desenvolve pesquisa em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: fonologia, variação intra- e interlinguística, português, alemão e línguas indígenas, sobretudo línguas Macro-Jê. No âmbito do Programa de Pós-Graduação em Linguística/UFRJ, suas pesquisas encontram-se ligadas às linhas de Gramática na Teoria Gerativa e de Estudo das Línguas Indígenas Brasileiras, com projeto de pesquisa que focaliza a área de fonologia, sobretudo nos aspectos referentes às teorias fonológicas.

Gean Damulakis

Gean Damulakis possui Bacharelado e Licenciatura em Letras Português-Alemão (2002),...

Isabella Lopes Pederneira

Professora do Departamento de Letras Vernáculas – Setor Língua Portuguesa da UFRJ e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística/UFRJ. Contemplada pelo edital FAPERJ ARC-2019 para professores recém-contratados, com o projeto de pesquisa vinculado ao CNPq, intitulado “Correspondências interlinguísticas em polissemia de verbos cognatos em línguas românicas”. É Pós-doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob supervisão da Professora Miriam Lemle. Doutora em Linguística pelo PPGLing /UFRJ, com bolsa CNPq, sob orientação da Professora Doutora Titular Emérita Miriam Lemle, tendo pesquisado a interface sintaxe-semântica a partir da análise de verbos polissêmicos no português brasileiro. É Mestre em Linguística pelo PPGLing/UFRJ com a dissertação “Etimologia e Reanálise de Palavras”. No mestrado, foi contemplada com a bolsa nota 10 da FAPERJ. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria Linguística, e produção intelectual direcionada principalmente para os seguintes temas: Sintaxe, Interface sintaxe-Semântica, Morfologia, Formação de palavras novas, Estrutura argumental, Padrões sintáticos e Mudança Diacrônica. Atuou, ainda, como estudante/pesquisador visitante em Queen Mary University of London com bolsa CAPES, sob orientação da pesquisadora Hagit Borer.

Isabella Lopes Pederneira

Professora do Departamento de Letras Vernáculas – Setor Língua Portuguesa...

Jaqueline dos Santos Peixoto (Colaboradora)

Pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG (Programa de Pós-graduação em Estudos Linguística/POSLIN). Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Faculdade de Letras/UFRJ (2007), Mestre em Linguística pelo mesmo Programa (2003), e Especialista em Línguas indígenas brasileiras pelo curso de Pós-graduação lato sensu Formação de Jovens Pesquisadores na Área de Línguas Indígenas Brasileiras (2001), oferecido pelo Setor de Linguística do Museu Nacional/UFRJ. Docente do Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas (Profllind) do Museu Nacional (UFRJ). Professora do Programa de Pós-graduação em Letras em rede nacional (Profletras). Pesquisadora Colaboradora da Linguística do Museu Nacional. Professora do Departamento de Letras Vernáculas da Faculdade de Letras da UFRJ. Responsável pela execução do projeto Aspectos da variação sintática e fonológica do português de contato com as línguas indígenas brasileiras (Registro Sigma 20324). Áreas de interesse: estudo científico da sintaxe de línguas indígenas brasileiras, em especial, as línguas da família Pano, e sua interface com os sistemas de desempenho do falante, investigação de problemas de prosódia e variação sintática do português do Brasil.

Jaqueline dos Santos Peixoto (Colaboradora)

Pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG (Programa de Pós-graduação...

Karen Sampaio Alonso

Possui licenciatura em Português-Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). É professora do Departamento de Linguística e Filologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 2011. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos temas: mudança linguística; construcionalização; gramática de construções; linguística centrada no uso; construções quantitativas e construções qualitativas; estruturas binominais.

Karen Sampaio Alonso

Possui licenciatura em Português-Literaturas pela Universidade Federal do Rio de...

Lia Abrantes Antunes Soares

Email: lia.abrantes@letras.ufrj.br
Categories: Corpo Docente
:
:
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2989983093843780

Doutora em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre em Linguística e Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atualmente é Professora do Setor de Estudos Linguísticos do Departamento de Letras-Libras e professora permanente do Programa de Pós Graduação em Linguística. Desenvolve pesquisa sobre os seguintes temas: efeitos de processos cognitivos e metodológicos sobre nativos e não nativos durante aquisição/aprendizagem de línguas; descrição do português do Brasil usado como L2 por estrangeiros e surdos; consciência linguística em tarefas de leitura e de produção de textos; avaliação de proficiência oral e escrita. Site: https://sites.google.com/letras.ufrj.br/lia-abrantes-a-soares/p%C3%A1gina-inicial

Lia Abrantes Antunes Soares

Doutora em Letras pela Universidade do Estado do Rio de...

Lilian Ferrari

Email: lilianferrari@letras.ufrj.br
Categories: Corpo Docente
Áreas de Atuação: Linguística Cognitiva
Temas de investigação: construções complexas (em especial, construções condicionais e concessivas), dêixis, mesclagem conceptual, intersubjetividade e multimodalidade.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4652172144789181
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7808-4425

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), Doutorado em Linguística pela University of Southern California, Los Angeles/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), e Pós-doutorado na University of California, Berkeley (2006). Atualmente é Professora do Departamento de Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Sociolinguística (variação linguística e redes sociais) e atua, desde 1995, na área de Linguística Cognitiva. Sob a ótica da Teoria dos Espaços Mentais e da Gramática de Construções, investiga atualmente as relações entre estrutura linguística e significado pragmático, a partir do projeto “Espaços mentais, condicionalidade e (inter)subjetividade” (CNPq). É coordenadora do LINC – Grupo de Pesquisas em Linguística Cognitiva (http://www.grupolinc.com.br), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Linguística da UFRJ. No âmbito do LINC, desenvolve pesquisas sobre o português brasileiro e o inglês, orientando trabalhos de IC, Mestrado e Doutorado sobre construções complexas (em especial, construções condicionais e construções completivas), construções com inversão de sujeito e dêiticos sociopessoais. É autora e co-autora de várias publicações nacionais e internacionais, entre as quais se destacam os livros “Espaços mentais e construções gramaticias: do uso linguístico à tecnologia” (Rio de Janeiro, Imprinta, 2009, org.) e “Introdução à Linguística Cognitiva” (São Paulo: Contexto, 2011).

Lilian Ferrari

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de...

Marcelo Alexandre Lopes de Melo

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), graduação em Letras: Português-Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), mestrado e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012, 2017). Atualmente é Professor do Departamento de Linguística e Filologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro integrante do Programa de Estudos sobre o Uso da Língua (PEUL/UFRJ), membro colaborador do GT de Sociolinguística da ANPOLL e membro associado à ABRALIN. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: variação linguística, mudança linguística, modelos baseados em exemplares.

Marcelo Alexandre Lopes de Melo

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de...

Marcus Maia

Email: maia@ufrj.br
Categories: Corpo Docente
Áreas de Atuação: Psicolinguística, Processamento da Linguagem, Teoria da Gramática, Línguas Indígenas
Temas de investigação: Interface sintaxe-semântica, Arquitetura do conhecimento gramatical, Recursividade e complexidade estrutural, Psicolinguística Educacional, Leitura
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5255639474753759
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1583-3334

Marcus Maia é doutor em Linguística pela University of Southern California – USC, (1994). Realizou estágio de pós-doutorado na área de Processamento da Linguagem como pesquisador visitante na City University of New York – CUNY (2003-2004). Atualmente é Professor de Linguística do Departamento de Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fundou e coordena o Laboratório de Psicolinguística Experimental (LAPEX), grupo de pesquisa da UFRJ, registrado no CNPq, em 2001. Coordenou o Grupo de Trabalho de Psicolinguística da ANPOLL no biênio 2006-2008. Atua nas áreas de Psicolinguística, Teoria e Análise Linguística e Línguas Indígenas Brasileiras, desenvolvendo pesquisas e orientando projetos sobre processamento sintático e morfológico, teoria da gramática, línguas indígenas brasileiras. site: https://marcusmaia.academia.edu/

Marcus Maia

Marcus Maia é doutor em Linguística pela University of Southern...

Maria Carlota Rosa

Email: carlota@acd.ufrj.br; mcarlota.rosa@letras.ufrj.br
Categories: Corpo Docente
Áreas de Atuação: Historiografia Linguística; Morfologia
Temas de investigação: Estudos das Línguas Indígenas e Línguas Minorizadas Linguagem, Mente e Cérebro
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9144953844472433
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2936-7386

Doutorado em Letras (Linguística) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ (1994), em regime de doutorado-sanduíche na Universidade Clássica de Lisboa e Biblioteca Nacional de Portugal, recebendo em 1993 Menção Honrosa da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência -SBPC no Prêmio Anual da SBPC Modalidade Doutorado, instituído naquele ano. Mestrado em Linguística (1983) e Graduação em Português-Literaturas Bacharelado (1976) e Licenciatura (1977) na UFRJ. Lecionou Português por 12 anos na rede pública municipal do Rio de Janeiro. Desde 1980 faz parte do corpo docente do Departamento de Linguística e Filologia da UFRJ. Atua também no Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ, com pesquisa nas áreas de Historiografia da Linguística, Morfologia e Leitura. Criou o Laboratório de Historiografia Linguística da UFRJ, sediado na Faculdade de Letras. Membro da Câmara Técnica de Ética em Pesquisa /CTEP-UFRJ, na subcâmara Integridade em Pesquisa (2014-2017); Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação – CPA da UFRJ (2013-2014); Diretora Adjunta de Pós-Graduação da Faculdade de Letras da UFRJ (2009-2010), Conselheira no Conselho de Ensino para Graduados – CEPG da UFRJ (2003-2005; 2005-2008). Tesoureira da AILP- Associação Internacional de Linguística do Português para o triênio 2017-2020; Presidente da Assembleia Geral da AILP- Associação Internacional de Linguística do Português (2014-2017). Sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos -SBEC. Coordenador Adjunto da avaliação de livros didáticos de Língua Portuguesa do Programa Nacional para o Ensino Médio – PNLEM, edição 2005); Coordenador Acadêmico da área de dicionários de Língua Portuguesa em duas edições do Programa Nacional do Livro Didático -PNLD; Coordenador do Grupo de Trabalho Historiografia da Linguística Brasileira da ANPOLL/ Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (2000-2002 e 2002-2004). Conselheira da Associação dos Estudos da Linguagem do Rio de Janeiro (1996-1998).

Maria Carlota Rosa

Doutorado em Letras (Linguística) pela Universidade Federal do Rio de...

Maria Cecilia Mollica

Possui graduação em Licenciatura Em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística, variação e mudança, educação, alfabetização e educação de jovens e adultos.

Maria Cecilia Mollica

Possui graduação em Licenciatura Em Letras pela Pontifícia Universidade Católica...

Maria da Conceição Paiva

A pesquisadora possui graduação em português/iglês pela Faculdade de Letras de São João Del Rei (1977), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Trabalhou na Univesidade Federal de Juiz de fora e, atualmente, é prof. do Programa de Pós-graduação em Lingüística da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sendo membro integrante do grupo PEUL, desde 1980. Tem experiência na área de Sociolingüística e Dialetologia e de análise lingüística de orientação funcionalista. Atua principalmente na área de variação e mudança lingüísticas, abordando temas como mudança fonológica, gramaticalização, ordenação de constituintes, principalmente dos circunstanciais locativos e temporais. No momento, dedica-se à análise das mudanças no quadro de conectores causais do português, através de uma análise diacrônica.

Maria da Conceição Paiva

A pesquisadora possui graduação em português/iglês pela Faculdade de Letras...

Maria Maura Cezario

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Português Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). É professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1996. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: gramaticalização, funcionalismo, iconicidade, verbos transitivos, oração substantiva e ordenação de adverbiais temporais. Possui Bolsa de Pesquisa do CNPq- Nível 2. Recebeu o prêmio Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro da FAPERJ (edital 2008).

Maria Maura Cezario

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Português Literatura pela...

Marije Soto

Email: marijesoto@letras.ufrj.br
Categories: Corpo Docente
Áreas de Atuação: neurociência de linguagem, psicolinguística, processamento, acesso lexical
Temas de investigação: processamento de linguagem e os mecanismos neuronais envolvidos, com foco em acesso lexical e todas suas interfaces, como morfologia, morfossintaxe, sintaxe e processamento ortográfico, processamento nos fenômenos de variação, bilinguismo, e desenvolvimento atípico.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7310412401441659
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4232-265X

Atualmente trabalha como professora no setor de Linguística no departamento de Letras-LIBRAS na UFRJ. É membro do Programa de Pós-graduação em Linguística da Faculdade de Letras da UFRJ. Atualmente pesquisa temas como processamento nas interfaces morfossintática, semântico-sintática, e pesquisa a integração do processamento linguístico com outras funções cognitivas, como funções executivas e processamento visual, cognição social e emocional, e processamento  fenômenos de  variação, bilinguismo, e desenvolvimento atípico.  Trabalha com métodos da psicolinguística e da neurociência cognitiva. É membro coordenador do laboratório de EEG, Acesin, na UFRJ, onde concluiu seu doutorado em 2014. Iniciou o doutorado como bolsista do CNPq, e depois como bolsista Nota 10 da Faperj. Na sua tese pesquisou correlatos entre sinais neurofisiológicos e operações linguísticas, como acesso lexical e integração verbo-complemento. Parte do seu projeto de doutorado foi feita com fMRI em parceria com o Instituto de Pesquisa e Ensino IdOr. Possui graduação em letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Fez seu mestrado na UFRJ na área de psicolinguística/neurolinguística sobre o tema de acesso lexical em bilíngues na perspectiva teórica da Morfologia Distribuída. Em 2013 e 2009 trabalhou como professora substituta, primeiro no Departamento de Letras Anglo-Germânicas, e depois no Departamento de Linguística da UFRJ. De 2015 a 2020, trabalhou como professora adjunta no departamento de Estudos da Linguagem do Instituto de Letras da UERJ. Os seus interesses principais são neurociência, cognição e linguagem.

Marije Soto

Atualmente trabalha como professora no setor de Linguística no departamento...

Marilia Uchoa Cavalcanti Lott de Moraes Costa

Email: marilia@letras.ufrj.br
Categories: Corpo Docente
Áreas de Atuação: Aquisição de Linguagem e Psicolinguística
Temas de investigação: Aquisição de L1, Fonologia das línguas de sinais, Morfologia das Línguas de Sinais, Multilinguismo, Política Linguística da Família, Processamento de Leitura, Psicolinguística Aplicada à Alfabetização
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7510072310697141
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9197-4633

Professora do Departamento de Letras-Libras da UFRJ em estudos Linguísticos e doutora pelo programa de Linguística da mesma universidade, bolsista CNPq (2011- 2014-1). Foi bolsista PDSE-Capes em 2013, realizando pesquisa em aquisição de linguagem no Laboratoire de Sciences Cognitives et Psycolinguistique/ École Normale Superieure, França. Possui Mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), Licenciatura (2010) e Graduação em Letras Português-Inglês também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Aquisição de Linguagem, Neurociência da Fala, Teoria da Mente e Línguas de Sinais. Desde 2016, é coordenadora do Laboratório SOPA. A docente esteve em licença maternidade em dois períodos de 6 meses — Maio/ 2015 e Outubro/ 2018.

Marilia Uchoa Cavalcanti Lott de Moraes Costa

Professora do Departamento de Letras-Libras da UFRJ em estudos Linguísticos...

Priscilla Mouta Marques

Possui graduação em Letras (Português – Literaturas) (1999), Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui curso de aperfeiçoamento acadêmico na Universidade da Califórnia – Berkeley (2009). É Professora de Linguística da UFRJ, membro do Programa de Pós-Graduação em Linguística da mesma instituição e pesquisadora do Grupo de Estudos Discurso & Gramática. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: ordenação vocabular; construção gramatical; construcionalização; mudanças construcionais; adjetivos adverbais.

Priscilla Mouta Marques

Possui graduação em Letras (Português – Literaturas) (1999), Mestrado (2008)...

Roberto de Freitas Junior

Possui graduação em Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), especialização em Língua Inglesa pela Puc-Rio (2001), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Diretor Adjunto de Cultura e Extensão da FL/UFRJ e Professor de Estudos Linguísticos do Dpto de Letras-Libras/UFRJ. Membro do grupo de pesquisa Discurso & Gramática (D&G/UFRJ) e coordenador do Núcleo de Estudos sobre Interlíngua e Surdez (NEIS/UFRJ). Atua na área de Linguística Funcional com ênfase em Gramática das Construções Baseada no Uso, Aquisição de L2, Ordenação vocabular, Estrutura Argumental e Informacional.

Roberto de Freitas Junior

Possui graduação em Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio de...

Tania Clemente de Souza

Possui graduação em Letras: Português-Russo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e pós-doutorado pela Universidade Paris 7 (1996). É professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, lotada no Departamento de Antropologia do Museu Nacional, centro onde desenvolve pesquisa com línguas indígenas desde 1981. É professora adjunta aposentada da Universidade Federal Fluminense e foi professora adjunta da Universidade Federal de Juiz de Fora (2002-2005). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, discurso e imagem, análise do não-verbal. É líder de vários projetos de pesquisa subsidiados por diferentes editais (CNPq e FAPERJ). Coordena o Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som – Labedis, vinculado ao Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. Edita a Revista Policromias – Estudos do Discurso, Imagem e Som, com publicação de artigos de renomados autores nacionais e internacionais. Com bolsa Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) desenvolve o projeto Fundo documental Curt Nimuendajú.

Tania Clemente de Souza

Possui graduação em Letras: Português-Russo pela Universidade Federal do Rio...

Thiago Laurentino de Oliveira (Colaborador)

Graduado em Letras (Português-Literaturas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Mestre (2014) e Doutor (2018) em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do Departamento de Letras Vernáculas (Setor de Língua Portuguesa) da Faculdade de Letras da UFRJ. Membro do Laboratório de História da Língua Portuguesa (HistLing). Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Linguística Experimental (NELEXP), cadastrado no DGP/CNPq. Membro dos Projetos de Extensão Filologia e Sociedade: Memória e Identidade e Ações contra o preconceito linguístico. Membro do GT de Sociolinguística da ANPOLL. Coautor do livro Filologia, história e língua: olhares sobre o português medieval, publicado pela Parábola Editorial (2018).

Thiago Laurentino de Oliveira (Colaborador)

Graduado em Letras (Português-Literaturas) pela Universidade Federal do Rio de...