Retomada do objeto no espanhol e no português do Brasil e o aprendizado de espanhol L2 por falantes brasileiros

Título: Retomada do objeto no espanhol e no português do Brasil e o aprendizado de espanhol L2 por falantes brasileiros
Orientador: Celso Vieira Novaes
Páginas:
 179

Linha de pesquisa: Gramática na Teoria Gerativa

Este trabalho apresenta um estudo do fenômeno da retomada do objeto no português do Brasil e no espanhol, bem como da aquisição dos clíticos por aprendizes de espanhol L2, falantes de português do Brasil (PB). Os dados de pesquisa foram levantados através de três diferentes testes aplicados em alunos do curso de graduação Português- Espanhol divididos em três níveis. A análise dos dados levantados revelou como estratégia principal de retomada de objeto utilizada pelos falantes de PB a cliticização e o preenchimento por SN. O uso de formas tônicas e o apagamento do objeto também foram estratégias utilizadas. A análise proposta para explicar os resultados levantados é que o PB só comporta um paradigma de clíticos fortes e os aprendizes de espanhol L2 falantes de PB interpretam os clíticos do espanhol da mesma maneira que os clíticos do PB, isto é, como sintagmas. Sendo assim, escolhem como estratégias de retomada o nominativo em posição de objeto, o SN pleno ou o apagamento de objeto.

Categorias: Teses
Autor: Maria Mercedes Riveiro Quintans Sebold