Aquisição de interrogativas por brasileiros adultos aprendizes de inglês como L2

Título:Aquisição de interrogativas por brasileiros adultos aprendizes de inglês como L2
Orientadora: Márcia Damaso

Linha de pesquisa: Estudo das Línguas Indígenas Brasileiras

Este trabalho visa a analisar os papéis da língua materna (L1) e da Gramática Universal (GU) no processo de aquisição/ aprendizagem do Inglês como segunda língua (L2) por falantes adultos do Português Brasileiro, tendo como objeto de investigação a aquisição de interrogativas de curta e de longa distância. Para a análise dos dados, adotamos inicialmente a hipótese de Slavkov (2007), segundo a qual há acesso à GU no processo de aquisiçao da L2, mas nenhuma transferência dos valores paramétricos de L1 para L2. O corpus da pesquisa foi obtido através de testes de julgamento de gramaticalidade de orações em Inglês, exercícios de versão do Inglês para o Português e exercícios de produção de interrogativas, aplicados a grupos de aprendizes brasileiros, distribuídos em níveis de proficiência distintos. Os resultados da pesquisa revelam que há também, ao contrário do que propõe Slavkov, transferência dos valores paramétricos de L1 para L2 nos estágios iniciais da aquisição / aprendizagem de L2. Contudo, à medida que o aprendiz é exposto ao input linguístico de L2, ele muda os valores paramétricos para os de L2, mostrando assim , que há Acesso à GU também no processo de aquisição / aprendizagem de L2, como proposto por Slavkov (2007) e Gutierrez e Mayo (2008).

Categorias: Teses
Autor: Felipe Mesquita Marques