Interface música-cérebro-linguagem: habilidades musicais e fonológicas em crianças do 2º ao 4º ano

Orientador: Prof(a). Dr(a). Nome. Marije Soto

Páginas: 189

Resumo

O presente estudo consiste em uma pesquisa experimental, que mediu as habilidades musicais e de consciência fonológica de crianças de 7 a 10 anos de idade, de escola pública de pedagogia Waldorf em Nova Friburgo, com o objetivo de investigar a existência de correlação entre as habilidades citadas. Para tal, 29 crianças do 2º ao 4º ano do ensino fundamental desta escola tiveram seu desempenho avaliado em tarefas musicais e fonológicas. Há diversas evidências na literatura embasando a existência de transferência entre os domínios linguístico e musical, assim como demonstrando os benefícios do treinamento musical sobre habilidades de leitura e consciência fonológica. No entanto, essas pesquisas ainda são raras no Brasil e não chegaram a um consenso sobre quais habilidades musicais estariam mais relacionadas às habilidades fonológicas. Neste estudo, as tarefas fonológicas incluíram testes de memória para sequências de dígitos, em ordem direta e indireta, a repetição de sequências de palavras e pseudopalavras, assim como uma avaliação da consciência fonológica, nos níveis silábico e fonêmico. Nos testes musicais foram avaliadas as habilidades de percepção rítmica e melódica, assim como de execução rítmica e reprodução de melodias. Como resultado, foi encontrada uma correlação positiva, porém não significativa, entre desempenho em tarefas de Consciência fonológica e Percepção musical (R=21, N=24, p=0.33), a qual foi influenciada pela relação entre a consciência fonêmica e a percepção melódica (R=0.29, N=24, p=0.17). Não foram encontradas correlações expressivas entre a consciência fonológica e a execução musical. Também foi encontrada correlação significativa entre habilidades de discriminação, memória e sequenciamento auditivos, medidos pela tarefa MSTT (transcrição de sequências musicais) e a consciência fonológica (R = 0.44, N = 24, p < 0.05), assim como entre todas as medidas de processamento fonológico e a consciência fonológica. A correlação entre a consciência fonológica e as habilidades musicais ganha significância estatística sob uma análise complementar, em um grupo de crianças com dificuldades de alfabetização (incluindo algumas crianças com diagnósticos neurocomportamentais), com os valores R = 0.63, N = 13, p < 0.05 para a correlação com a Percepção musical e R = 0.56, N = 13, p < 0.05 para a correlação com a Execução musical. Em análise descritiva, o fator aulas de música apresentou efeito positivo sobre o desempenho em consciência fonológica, principalmente sobre o nível fonêmico, com 18.6% de diferença entre as médias dos grupos, além de efeito sobre as tarefas de execução musical e pequeno efeito sobre a percepção musical. A análise de variância confirmou os dois primeiros efeitos, com resultado significativo para a execução musical (P<0.05) e marginalmente significativo para o desempenho em consciência fonológica (p=0.06). Esses resultados parecem reforçar a existência de transferência entre os domínios musical e linguístico e apontam para uma maior influência das habilidades de percepção melódica na correlação com as habilidades de consciência fonológica, sobretudo em nível fonêmico. Indicam também que essas correlações inter-domínios se tornam ainda mais expressivas em contextos onde há algum tipo de dificuldade de leitura/aprendizagem.

Categorias: Dissertações
Autor: Gabriela Sämy de Castro Dungs