Documentação e análises tipológicas e formais de línguas indígenas, especialmente as brasileiras. Coleta e tratamento de material oral, espontâneo e elicitado. Estudo de gramáticas antigas e desenvolvimento de novas gramáticas. Estudo, preservação e revitalização de línguas indígenas.
Computações nas línguas naturais. Princípios universais e implementações de parâmetros. Operações morfossintáticas e as interfaces sintaxe – fonologia e sintaxe – forma lógica. Versões lexicalistas e não-lexicalistas da Gramática Gerativa. Teoria da gramática e experimentação.
Modelos sociolinguísticos. Variação e Mudança Linguística. Comunidades de fala e redes sociais. Aspectos macro e microssociais. Dinâmica do Contato Linguístico. Aquisição e obsolescência linguística. Crenças, atitudes, identidades.
As relações entre gramática e contextos funcionais, discursivos e pragmáticos. Categorias gramaticais, discursivas e pragmáticas sob a perspectiva dos modelos baseados no uso. Gêneros e tipologias textuais. Gramaticalização e discursivização.
Modelos cognitivos de linguagem. Estudos experimentais psicolinguísticos, neuropsicológicos, neurofisiológicos e hemodinâmicos sobre a arquitetura da linguagem. Debate sobre princípios cognitivos gerais, módulos cognitivos e interfaces. Investigações sobre o curso temporal e o custo de processamento na compreensão e produção. Aquisição e patologias da linguagem.
Pesquisa linguística nas inter-relações com outras áreas do conhecimento. Utilização de tecnologias de ponta. Paradigmas linguísticos diferenciados sobre o letramento. Subsídios para pesquisa, documentação e ensino das línguas naturais. Ferramentas de indexação, interpretação e busca em línguas naturais e linguagens artificiais.
Coordenador do Programa:
Professor Gean Nunes Damulakis
ppglinguistica@letras.ufrj.br
Substituta Eventual:
Professora Maria Maura Cezario
mmcezario@letras.ufrj.br
Seg – Sex 9:00 – 19:00
Entre em contato
SELEÇÃO
PROCESSOS SELETIVOS 2022
Processo Seletivo Mestrado e Doutorado 2022
Ver mais