Programa de Pós-graduação em Linguística da UFRJ

Área de concentração e Linhas de Pesquisa

As 5 linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Linguística vinculam-se a uma única área de concentração: Teoria e Análise Linguística.

Linha 1 - Estudos das Línguas Indígenas e Línguas Minorizadas

Documentação e análises tipológicas e formais de línguas indígenas e línguas minorizadas, especialmente as brasileiras. Coleta e tratamento de dados orais e gestuais, espontâneos e elicitados. Estudo de gramáticas antigas e desenvolvimento de novas gramáticas. Estudo, preservação e revitalização de línguas indígenas e línguas minorizadas. Reflexões e subsídios para a educação escolar de línguas indígenas e línguas minorizadas.

Linha 2 - Gramática na Teoria Gerativa

Computações nas línguas naturais. Princípios universais e implementações de parâmetros. Operações morfossintáticas e as interfaces sintaxe – fonologia e sintaxe – forma lógica. Versões lexicalistas e não-lexicalistas da Gramática Gerativa. Teoria da gramática e experimentação. Interface entre estudos teóricos e aplicação em educação.

Linha 3 - Variação e Mudança Linguística

Variação e Mudança Linguística: teoria e metodologia. Variação e Gêneros Textuais-Discursivos. Dinâmica do Contato Linguístico. Aquisição da variação. Percepção e processamento. Crenças, atitudes, identidades. Variação e Ensino: história da relação entre Sociolinguística e Educação. Formação de professores. Variação, déficit, exclusão.

 

Linha 4 - Modelos Funcionais Baseados No Uso

As relações entre gramática e contextos funcionais e pragmáticos; categorias gramaticais sob a perspectiva dos Modelos Baseados no Uso; gêneros textuais e tipologias textuais; Gramaticalização; Gramática de Construções; Linguística Cognitiva. Aplicações da linguística cognitivo-funcional ao ensino de línguas

Linha 5 - Linguagem, Mente e Cérebro

Mecanismos  cognitivos envolvidos na compreensão e produção da linguagem. Aquisição e processamento de escrita. Modelos psicolinguísticos de processamento; modelos dos processos neuronais e da neuroarquitetura da linguagem. Métodos experimentais  psiconeurolinguísticos. Princípios cognitivos gerais, módulos cognitivos e interfaces. Investigações sobre o curso temporal e a computação linguística.  Aquisição mono e multilingue, neurodiversidade, patologias da linguagem, interface entre linguagem e outras cognições,  linguagem e educação.  Evolução da linguagem na espécie.