Documentação e análises tipológicas e formais de línguas indígenas e línguas minorizadas, especialmente as brasileiras. Coleta e tratamento de dados orais e gestuais, espontâneos e elicitados. Estudo de gramáticas antigas e desenvolvimento de novas gramáticas. Estudo, preservação e revitalização de línguas indígenas e línguas minorizadas. Reflexões e subsídios para a educação escolar de línguas indígenas e línguas minorizadas.
Computações nas línguas naturais. Princípios universais e implementações de parâmetros. Operações morfossintáticas e as interfaces sintaxe – fonologia e sintaxe – forma lógica. Versões lexicalistas e não-lexicalistas da Gramática Gerativa. Teoria da gramática e experimentação. Interface entre estudos teóricos e aplicação em educação.
Variação e Mudança Linguística: teoria e metodologia. Variação e Gêneros Textuais-Discursivos. Dinâmica do Contato Linguístico. Aquisição da variação. Percepção e processamento. Crenças, atitudes, identidades. Variação e Ensino: história da relação entre Sociolinguística e Educação. Formação de professores. Variação, déficit, exclusão.
As relações entre gramática e contextos funcionais e pragmáticos; categorias gramaticais sob a perspectiva dos Modelos Baseados no Uso; gêneros textuais e tipologias textuais; Gramaticalização; Gramática de Construções; Linguística Cognitiva. Aplicações da linguística cognitivo-funcional ao ensino de línguas
Mecanismos cognitivos envolvidos na compreensão e produção da linguagem. Aquisição e processamento de escrita. Modelos psicolinguísticos de processamento; modelos dos processos neuronais e da neuroarquitetura da linguagem. Métodos experimentais psiconeurolinguísticos. Princípios cognitivos gerais, módulos cognitivos e interfaces. Investigações sobre o curso temporal e a computação linguística. Aquisição mono e multilingue, neurodiversidade, patologias da linguagem, interface entre linguagem e outras cognições, linguagem e educação. Evolução da linguagem na espécie.