Verbos Médios e Anticausativos: Uma proposta no âmbito da Psicolinguística Experimental

Título: Verbos Médios e Anticausativos: Uma proposta no âmbito da Psicolinguística Experimental
Orientador: Marcus Maia
Páginas: 95

Esta dissertação tem como principal objetivo discutir o fenômeno da alternância causativa que permite que verbos atuem tanto na valência transitiva quanto intransitiva. Por meio de metodologia experimental, são sugeridas classes para os verbos que se comportam dessa maneira: médios e anticausativos.
O fenômeno da alternância causativa suscita grande divergência entre duas importantes abordagens no âmbito da Gramática Gerativa: lexicalistas e construcionistas. Nesse sentido, essa dissertação apresenta alguns trabalhos que vigoram dentro dessas vertentes e utilizam o fenômeno da alternância causativa para investigar as propriedades dos componentes da faculdade da linguagem que atuam no processamento linguístico. Entretanto, as assunções encontradas nesse trabalho encontram respaldo na Morfologia Distribuída, de abordagem construcionista, que parece fornecer um modelo mais favorável para justificar e representar os dados decorrentes dos experimentos psicolinguísticos realizados nesse trabalho.
Esse trabalho se insere na especialidade conhecida como Processamento de Frases, no âmbito da Psicolinguística Experimental, que se ocupa das propriedades dos processos envolvidos na compreensão e produção de estruturas frasais. Dessa forma, metodologias experimentais são empregadas para testar as hipóteses levantadas sobre as especificidades dos fenômenos linguísticos estudados, no que concerne esse trabalho, a alternância causativa. Nesse sentido, foram utilizadas técnicas experimentais de julgamento de aceitabilidade/gramaticalidade e leitura automonitorada. A justificativa desse trabalho reside, portanto, em contribuir para um diálogo produtivo entre a Linguística Teórica e a Psicolinguística, no campo da chamada Sintaxe Experimental.

Categorias: Dissertações
Autor: Sabrina Lopes dos Santos