Título: “Vacilou, dançou”: as condicionais coordenadas sob a perspectiva da Linguística Cognitiva
Orientadora: Lilian Vieira Ferrari
Páginas: 92
A presente pesquisa tem como foco construções coordenadas estruturadas de forma a conferir interpretação condicional. Mais especificamente, pretende-se observar construções coordenadas do tipo P[pret. perf.], Q[pret. perf.], como “Achou o vale brinde, ganhou” e “Vacilou, dançou”, as quais, conforme verificado nos dados, são bastante produtivas em dados provenientes de fala espontânea.
Para a investigação, adota-se a perspectiva da Linguística Cognitiva e, mais especificamente, da Teoria dos Espaços Mentais, desenvolvida por Fauconnier (1994, 1997) e Fauconnier & Turner (2002) A pesquisa toma como base os estudos desenvolvidos por Eve Sweetser (1990), Barbara Dancygier (1992) e Dancygier & Sweetser(2005), a respeito das construções condicionais e suas relações em diferentes domínios cognitivos.
Os dados utilizados nesta pesquisa são provenientes do Corpus LINC de fala espontânea, que reúne dados observados e recolhidos em situações de fala do cotidiano e transcrições de conversações espontâneas.
As seguintes generalizações puderam ser feitas:
1. no nível sintático, as formas verbais, que são flexionadas na terceira pessoa do pretérito perfeito, são coordenadas;
2. morfologicamente, a construção apresenta uso não canônico do pretérito perfeito, o que resulta de uma operação específica de mesclagem;
3. no nível semântico, a construção apresenta eventos não passados de relação causativa.
O objetivo principal da pesquisa é descrever os mecanismos cognitivos que desencadeiam inferências de condicionalidade nesse tipo de construção e explicar as consequências semântico-pragmáticas das escolhas modo-temporais feitas pelo falante ao optar por tais estruturas.
Em relação a estudos anteriores, este trabalho visa a contribuir para a descrição do português brasileiro, não apenas identificando estruturas coordenadas capazes de ativar inferências de condicionalidade, mas também buscando uma análise inovadora para o fenômeno a partir do referencial teórico da Linguística Cognitiva.