Uso de adverbiais modalizadores e sua abordagem em livros didáticos de ensino médio: reflexões e propostas de atividades

Título: Uso de adverbiais modalizadores e sua abordagem em livros didáticos de ensino médio: reflexões e propostas de atividades
Orientador: Maria Maura da Conceição Cezario e Leonor Werneck dos Santos
Páginas: 141

Esta pesquisa discute o uso de adverbiais modalizadores em artigos de opinião e sua abordagem em livros didáticos de ensino médio à luz do Funcionalismo norte-americano e da Linguística do Texto. Acerca do uso, observamos sua posição e seu papel como articulador textual argumentativo e como marca de subjetividade em 60 artigos de opinião publicados nos jornais O Globo Online e O Dia Online, ambos do Rio de Janeiro. Os resultados apontaram para necessidade de maior investigação das motivações para ordenação dos adverbiais modalizadores e para seu importante papel como articulador textual argumentativo subjetivo expressando, sobretudo, efeito de sentido epistêmico. Nos livros didáticos, observamos panoramicamente como o tema é tratado a partir dos efeitos de sentido e papéis funcionais dos adverbiais modalizadores e de sua ligação à argumentação. Os resultados apontaram para necessidade de melhor tratamento do tema, tendo em vista a escassez e a inadequação da abordagem dos manuais analisados. Por fim, apresentamos algumas sugestões de propostas de atividades que podem ser adaptadas e usadas posteriormente em sala de aula por professores de ensino básico ou por trabalhos futuros.

Categorias: Dissertações
Autor: Dennis da Silva Castanheira