Orientador: Prof(a). Dr(a). Maria Cecília de Magalhães Mollica
Coorientador: Prof(a). Dr(a). Andreia Cardozo Quadrio
Páginas: 60
Resumo
A dissertação focaliza questões ortográficas consideradas como dificuldades esperadas
pelos noviços em séries iniciais que podem ter paridade parcial com processos
fonológicos variáveis. A pesquisa analisa o fenômeno de travamento silábico pelo
segmento de nasalidade e pelos fonemas /R/ e /s/, seja em posição medial ou final de
vocábulo, e demonstra como variáveis linguísticas e não linguísticas exercem pressão da
fala sobre a escrita, notadamente em autistas não verbais. O estudo segue os princípios
da Sociolinguística, segundo os quais a variação é ordenada e sistemática, ao identificar
as variáveis que controlam a emergência dos fenômenos na fala encontrados na
ortografia de iniciantes. Na investigação, foram aplicados os mesmos experimentos de
Mollica (2003) em sujeitos com TEA mais verbais e menos verbais e foram controlados
os fatores extensão do item lexical, tonicidade silábica, posição da sílaba no vocábulo e
intimidade com a palavra. Os resultados indicam que os autistas menos verbais
encontram retardo na aprendizagem de grafemas em posição de coda silábica sobretudo
em ambiente de atonicidade silábica, de maior extensão do item lexical e de posição da
sílaba em final de vocábulo e sugerem um contínuo de dificuldades ortográficas de
acordo com as características dos sujeitos de pesquisa. Para além da descrição fono-
ortográfica, o estudo abrange a Fonoaudiologia Educacional como aliada aos docentes
no processo de alfabetização.
Palavras-chave: Processos fonológicos variáveis. Travadores silábicos. Sistema grafemático.
Influência da fala na alfabetização. Contínuo acerto e erro. Sociolinguística e
Fonoaudiologia
