Título:Sintagmas nominais como rótulos em livros didáticos de história do Brasil
Orientadora: Vera Paredes
Páginas: 138
Linha de pesquisa: Língua e Sociedade
Este trabalho identifica e analisa SN’s que funcionam como rótulos em um corpus de livros didáticos de História do Brasil, publicados em diferentes épocas. Usamos como critério para a identificação dos rótulos o fato de o rótulo exigir sua lexicalização no cotexto para a compreensão de seu significado. Após o levantamento dos dados, os rótulos foram analisados quanto à forma e à função. Em relação ao aspecto formal, identificamos a estrutura do rótulo – nome-núcleo, determinante e modificador. Além disso, agrupamos os nomes-núcleos conforme o aspecto semântico em: nomes gerais, nomes de eventos, processos e ações e nomes metalinguísticos. Quanto ao aspecto funcional, analisamos o direcionamento do rótulo, que mostrou ser sua função intrínseca, porque o rótulo necessariamente remete a outra parte do texto, que pode ser de extensão variada. Dessa forma, o rótulo funciona como prospectivo ou retrospectivo. Também constatamos que o rótulo desempenha funções na organização tópica dos livros didático, como: introdutor, continuador e concluidor. Por fim, buscamos correlacionar o uso dos rótulos aos tipos textuais em que se inserem e mostrar que a avaliação expressa pelo rótulo contribui para explicitar o ponto de vista do produtor do texto.