Título: RECURSIVIDADE DIRETA E INDIRETA NA AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: UM ESTUDO EXPERIMENTAL COM RASTREAMENTO OCULAR
Orientadora: Aleria Cavalcante Lage
Páginas: 83
Resumo
A coordenação, uma computação mais fácil de se implementar, está presente desde os primeiros anos da aquisição. Roeper e Snyder (2005) e Roeper (2011) apresentam um contraste entre recursividade direta (coordenação) ou indireta (encaixe) que se reflete no curso da aquisição de linguagem (ROEPER e OSEKI, 2018). No presente estudo, buscamos verificar a consistência da recursividade indireta uma vez adquirida por crianças de quatro anos de idade, como mostra um estudo anterior (FRANÇA et al., 2014). Aqui, dois experimentos de rastreamento ocular aplicados a crianças brasileiras nativas e monolíngues do português brasileiro são apresentados. No Experimento 1, foi esperado que as crianças, com faixa etária de quatro a cinco anos, pudessem diferenciar sintagmas preposicionais coordenados de sintagmas preposicionais encaixados. O experimento também controlou a quantidade de camadas de sintagmas preposicionais a fim de observar se esse fator apresentaria uma vantagem maior ou menor no desempenho das crianças. No Experimento 2, aplicado à mesma faixa etária, mesclamos os tipos de recursividade em sentenças ambíguas buscando compreender os caminhos do parsing que as crianças usariam: se elas teriam uma preferência entre as estratégias de parsing de minimal attachment e late closure.