Rastreamento ocular de orações temporariamente ambíguas: reflexões sobre os efeitos garden-path e good-enough na leitura de alunos de curso fundamental e superior

Título:Rastreamento ocular de orações temporariamente ambíguas: reflexões sobre os efeitos garden-path e good-enough na leitura de alunos de curso fundamental e superior
Orientador: Marcus Maia
Páginas: 77

A Teoria do Garden-Path (cf. Frazier,1979, entre outros) tem sido testada também em Português brasileiro em pesquisas tais como Ribeiro (2005, 2008, 2012) e Maia (2005, 2013, 2015). O presente estudo almeja pesquisar através da técnica de rastreamento ocular o processamento on-line e a compreensão de um tipo de ambiguidade sintática temporária. É esperado que sentenças garden-path (GP) apresentem maiores latências na leitura do que as sem garden-path (SG), indicando a entrada do sujeito no labirinto. Os resultados on-line de ambos os grupos mostraram que há efeito principal do tipo de estrutura da frase, registrando-se que o segmento crítico de sentenças do tipo SG é lido mais rapidamente do que de sentenças do tipo GP em ambos os grupos. Os resultados off-line mostraram que os participantes erram mais em GP, como esperado, do que em SG. Os participantes adultos obtiveram índices de acerto significativamente maiores do que de erros em ambas as condições, o que atesta o engajamento na tarefa. Era esperado que, após a reanálise on-line, os alunos no GP atingiriam compreensão total da sentença respondendo corretamente. Sobre os alunos do 8o ano do ensino fundamental, estes fixam menos nos segmentos comparados com os alunos do ensino superior, aliado a isso o tempo de leitura na sentença SG é consideravelmente menor do que em GP, parecendo que este grupo desiste da frase. Isto se reflete nos resultados off-line que demonstraram que os participantes desse grupo erram mais em GP do que em SG. Observou-se evidência do efeito good-enough, no grupo do ensino fundamental, havendo compreensão parcial ou incompleta do input, mesmo após a reanálise, que parece persistente na memória de trabalho, resultando em representações incompatíveis com o valor de verdade. Concluindo, o GP foi menor em participantes mais novos do que nos mais velhos, resultados que são contrários aos esperados pela literatura, mas que podem refletir o panorama da educação do país, em que parece haver interesse reduzido dos alunos da educação básica em tarefas de pensar linguisticamente.

Categorias: Dissertações
Autor: Emily Silvano da Silva