Título: Questões do vestibular ENEM: uma abordagem discursiva.
Orientador: Tânia Conceição Clemente de Sousa
Páginas: 56
Esta dissertação trabalha com pressupostos teóricos da escola francesa de Análise do Discurso (AD) colocando em xeque os aspectos linguísticos que tecem a discursividade das questões do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), vestibular unificado para acesso a grande maioria das universidades brasileiras. Defende-se que o percurso pela discursividade das questões se efetua por três níveis da linguagem: a gramaticalidade, a textualidade e a discursividade, diretriz proposta por Souza (2012). O corpus de nossa pesquisa é constituído de 10 questões, que exploram aspectos da linguagem verbal e não-verbal. O objetivo do trabalho é contribuir para o ensino de Língua Portuguesa, tomando como base metodológica o grau de compreensão dos enunciados nos três níveis citados acima. A pesquisa investe numa perspectiva interdisciplinar explorando, além dos conceitos inscritos no âmbito da Análise do Discurso, conceitos da gramática tradicional e da Linguística Textual.