Processamento de orações relativas na aquisição do português brasileiro em contexto de INPUT variável

Título:Processamento de orações relativas na aquisição do português brasileiro em contexto de INPUT variável

Orientador: Christina Abreu Gomes Páginas: 155

Esta pesquisa se propõe a investigar o processamento de orações relativas no Português Brasileiro (PB) observando a compreensão e a produção por crianças em estágio aquisitivo moradoras do Rio de Janeiro. As orações relativas no PB constituem uma variável sociolinguística e, segundo Tarallo (1986, 1993) e Mollica (2003), encontram-se em um avançado estágio de mudança no que tange à relativização, visto que o uso das relativas preposicionadas se concentra nas variantes não-padrão naquelas orações em que o local de extração é preposicionado. Esta tendência faz parte do input recebido pelas crianças em estágio de aquisição. Desta forma, as crianças têm acesso a um input variável. Este trabalho adota os pressupostos da Sociolinguística Variacionista e dos Modelos baseados no Uso, que apontam a importância do input e da experiência advinda deste para a aquisição, já que é através do uso da língua em contextos de interação que a gramática emerge, segundo Ambridge, Kidd, Rowland, Theakston (2015) e Tomasello (2000, 2006). Ademais, baseia-se também no pressuposto de Diessel e Tomasello (2005), Diessel (2009) e Diessel & Hilpert (2016), segundo o qual a frequência e similaridade da estrutura em aquisição com outras sentenças da língua também exercem papel na aquisição. Para a realização destas investigações, a pesquisa utiliza dois experimentos, já que através de ambientes controlados é possível investigar melhor o comportamento das crianças perante as estruturas pouco frequentes na fala como as orações relativas. Foi elaborado um experimento para acessar a compreensão das relativas pelas crianças através de seleção de figuras, ao passo que a produção foi observada através de um experimento de repetição já aplicado por Abreu (2013). Este foi reaplicado visando comparar o comportamento das mesmas crianças para a produção e a compreensão. Os resultados do experimento de compreensão realizado com crianças com idades entre 3;0 e 6;11 revelou que as relativas são adquiridas em processo de expansão gradual, de maneira que a experiência influencia neste processo, já que houve uma queda nos níveis de erros em todas as posições sintáticas utilizadas com o aumento da idade. Com relação ao local de extração, as relativas de sujeito são as mais simples, independentemente da variante, isto é, apresentaram menor taxa de erro, ao passo que as relativas de objeto direto e complemento preposicionado foram as mais complexas para todas as crianças independentemente da idade. Este resultado comparado ao da produção de relativas de objeto direto do estudo de Abreu (2013) e o obtido no presente estudo, indica que, para10 as relativas, compreensão e produção não estão sempre em relação simétrica, principalmente considerando o desempenho das crianças mais velhas. O experimento revelou também que as relativas de complemento preposicionado, para as crianças mais novas, foram as mais difíceis, uma vez que apresentaram as maiores taxas de erros, decrescendo entre as mais velhas. Neste último caso, a frequência de uso da variante cortadora, frente à variante padrão e a similaridade estrutural com a estrutura SV(O), não só facilitaram a compreensão, como também possibilitaram um mapeamento dessas estruturas, já que são variantes da mesma variável, ampliando os padrões de língua abstraídos, fazendo com que a produção se mostre como mais tardia em relação à compreensão.

Categorias: Teses
Autor: Ana Cristina Baptista de Abreu