Título: Processamento da linguagem no déficit de atenção e Hiperatividade
Orientadores: Marcus Maia e Aniela Improta França
Páginas: 147
Linha de pesquisa: Gramática na Teoria Gerativa
Esta tese examina voluntários portadores de TDAH que não apresentam dislexia, comparativamente a um grupo controle. Pretende-se contribuir com uma caracterização mais exata do TDAH, procurando investigar a existência de comprometimento primário de ordem lingüística nesta população. A hipótese é de que crianças e adolescentes com TDAH apresentem alguma deficiência cognitiva no processamento da leitura se comparadas ao grupo controle, ainda que não apresentem comprometimento funcional. Para tanto, foram realizados cinco experimentos psicolingüísticos utilizando metodologia on-line com o objetivo de diferenciar o processamento da leitura do processamento metalingüístico e, desta forma, especificar a natureza da dificuldade dos portadores de TDAH. Os experimentos demonstraram que os sujeitos com TDAH conseguem chegar ao mesmo resultado que os sujeitos sem o transtorno, mas precisam de tempo significativamente maior para obter os mesmos resultados. Estes achados confirmam a hipótese principal da tese, mostrando que a medida on-line do tempo de reação para o reconhecimento de palavras pode auxiliar na detecção mais segura de problemas sutis no processamento de linguagem. Foi também constatadorestrições na memória operacional que por sua vez afetam o processamento lingüístico de portadores de TDAH. Uma análise ainda mais apurada das computações estudadas requer pesquisa neurofisiológica que será o próximo passo desta investigação.