Planos discursivos em diferentes níveis de escolaridade: estudo de recontagem de Figura e Fundo

Título:Planos discursivos em diferentes níveis de escolaridade: estudo de recontagem de Figura e Fundo
Orientador: Maria Maura Cezario
Páginas: 118

Esta pesquisa analisa a recontagem de um texto narrativo a partir da oposição Figura e Fundo e a partir do nível de escolaridade dos informantes. A literatura funcionalista americana foi utilizada como base teórica, principalmente os estudos sobre os planos discursivos (Hopper, 1979; Silveira, 1990 e 1997; Chedier, 2007) e a transitividade (Hopper e Thompson, 1980). A partir da leitura do texto literário “As Travessuras de Afonsinho” (ROCHA, 1980), verificamos como os alunos de diferentes séries apreendem as informações de Figura e as informações dos diferentes tipos de Fundo (conforme Silveira, 1997) no momento em que leem e reescrevem uma história.
Realizamos a pesquisa com alunos do 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 2º ano do Ensino Médio, totalizando 101 informantes. Esses alunos leram o texto literário e recontaram por escrito o que tinham acabado de ler. Na análise dessa recontagem, percebemos que a escolaridade exerceu influência nas quantidades de Figura, Fundo 1 e Fundo 2 resgatados.
Através de informações recolhidas por um questionário, analisamos, ainda, a relação entre o gosto pela leitura e as quantidades de planos resgatados e observamos que os alunos que dizem não gostar de ler recuperam menos quantidades de informação em todos os planos. Finalmente, realizamos uma análise qualitativa dos dados que nos permitiu perceber os diferentes modos pelos quais os alunos fizeram suas recontagens.
Os resultados confirmaram nossas hipóteses de que alunos com maior escolaridade recontam maiores quantidades de Figura, Fundo 1 e Fundo 2, confirmaram que o Fundo 2 é o menos recontado, mostraram que, mesmo sendo menos recontado em todas as séries, as séries maiores diversificam mais as informações de Fundo 2 recontadas e comprovaram que o gosto pela leitura influencia a recontagem.

Categorias: Dissertações
Autor: Priscila Thaiss da Conceição