Título: Perfil de figura fundo em crianças com e sem queixas escolares
Orientador:Maria da Conceição A. de Paiva e Maria Luiza Braga (co-orientadora)
Páginas: 106
Esta dissertação de mestrado buscou critérios a fim de melhor entender as dificuldades de compreensão de leitura, apresentadas por pacientes com transtorno de aprendizagem. Para isso, lançou mão da lingüística funcional relacionando transitividade e figura/fundo com leitura e escrita. Na análise dos resultados, pudemos comprovar que a noção de figura-fundo favorece o entendimento do texto, pois as crianças que apresentaram uma melhorcompreensão foram as que conseguiram recontar um número maior de orações. Além disso, ficou clara a dificuldade de leitura nas crianças com problemas de aprendizagem, porque essas tiveram dificuldades na recontagem do texto, identificando poucas orações. ALingüística Funcional foi extremamente eficaz no suporte à pesquisa com esses pacientes, uma vez que aborda fenômenos que se confirmaram como bons parâmetros para a análise de pessoas com transtornos importantes nas estruturas narrativas.