O processamento da oração principal em períodos compostos por subordinação e coordenação: padrões de leitura e formação de pontos de vista

Título: O processamento da oração principal em períodos compostos por subordinação e coordenação: padrões de leitura e formação de pontos de vista
Orientador: Marcus Antonio Rezende Maia
Páginas: 81

O objetivo desta dissertação é discutir aspectos do processamento da oração principal em períodos compostos por orações subordinadas adverbiais temporais a partir da hipótese da oração principal proposta inicialmente por Smith & McMahon (1970) e verificar a questão da perspectiva e do ponto de vista (Graumann & Kallmayer) do período através da análise dos resultados de um experimento de leitura usando a técnica do rastreamento ocular (eye-tracking). O teste de leitura de frases proposto, utilizando o rastreador ocular, teve como fatores estruturais de subordinação a oração principal e a oração subordinada; de coordenação a oração assindética e a oração sindética e como fatores de ordem a posição inicial e a posição final. Nossa hipótese para o experimento foi a de que a oração principal receberia tempos de fixação mais elevados do que a oração subordinada e a de que a ordem indireta/reversa das frases levaria os participantes a cometerem mais erros nas respostas off-line. Os resultados apontaram que a oração principal recebe mais tempo de fixação do que a oração subordinada temporal na leitura por leitores proficientes (alunos da graduação), não importando a ordem em que ela esteja na frase. Já os leitores menos proficientes (alunos do ensino fundamental), apresentaram maior tempo de fixação na primeira oração da frase, não importando se ela era principal ou subordinada. Os resultados das orações coordenadas indicaram que leitores proficientes fixam mais o olhar na oração sindética, já os leitores menos proficientes fixam mais o olhar na oração assindética, pois essa é sempre a primeira oração da frase. Os resultados off-line apontam que a ordem reversa das frases leva a um número maior de respostas erradas por parte de ambos grupos.

Categorias: Dissertações
Autor: Sara Bezerra dos Santos Ribeiro