Título: O PAPEL DOS SNS NA REFERENCIAÇÃO E ORGANIZAÇÃO TÓPICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: COMPARAÇÃO ENTRE TRÊS NÍVEIS
Orientadora: Vera Lúcia Paredes Pereira da Silva
Páginas: 159
Resumo
Esta tese analisa o uso de estratégias de continuidade tópica, do ponto de vista discursivo e referencial, na construção do texto principal, em livros didáticos de História do 6º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. Seu objetivo principal é verificar como ocorre a progressão referencial e como os tópicos/temas principais e secundários se apresentam e são mantidos, retomados e recategorizados de uma maneira que esteja ao alcance da compreensão do leitor. O elemento condutor da análise foi o Sintagma Nominal. Foi feito um levantamento dos SNs complexos com nominalização – considerando o número de itens lexicais, o número de encaixes e o número de argumentos projetados – e SNs encapsuladores – considerando a natureza anafórica ou catafórica, a semântica do nome núcleo e a presença de modificadores. Dentre as estratégias de referenciação, os resultados apontam para uma preferência por retomadas preenchidas por SN, principalmente através da repetição – o que explicitaria as associações entre os tópicos discursivos além de reforçar o supertópico ao longo de todo o capítulo, tornando a interpretação do texto teoricamente mais fácil. Enquanto os resultados referentes aos SNs não se mostraram relevantes para diferenciar os 3 grupos de livros didáticos, questões relacionadas ao estilo (avaliatividade) e às sequências textuais forneceram resultados significativos: apontam para um aumento da orientação argumentativa e, em relação à tipologia textual, saímos de um texto mais narrativo e descritivo, no 6º ano do EF, para um texto com mais sequências argumentativas, buscando provocar no leitor um posicionamento mais crítico diante dos fatos apresentados.