Título: O item “é confirmativo” em contexto de pergunta sim/não
Orientador: Maria Luiza Braga
Páginas: 125
Estudou-se, sob uma perspectiva sincrônica, o comportamento do verbo “ser confirmativo”, isto é, do ser como confirmador de uma pergunta do tipo sim/ não. Para verificar tal fenômeno, recorreu-se a uma amostra de fala do PB, para que se analisasse esse fenômeno no uso concreto da língua, bem como a uma pesquisa bibliográfica, a partir dos compêndios gramaticais e de trabalhos linguísticos que versassem sobre o tema. Com base nisso, objetivou-se explicar a origem e funcionamento deste item, tomando como construto teórico as bases da corrente sociolinguística e funcionalista.
Reservou-se, ainda, uma seção para tratar de dois pontos que envolvem o contexto de ocorrência deste fenômeno: as perguntas confirmativas e o gênero discursivo. Discutiu-se também sobre o conceito do verbo, especificamente do verbo “ser”, buscando avaliá-lo quanto a sua natureza e funções.
A partir de uma análise sociolinguística, foram levantadas, codificadas e analisadas as formas concorrentes com o “ser confirmativo”, no contexto aqui referido, para, num segundo momento, se fazer as considerações da atuação desse fenômeno. Os resultados obtidos a partir dessa análise indicaram o amplo e prioritário emprego desta forma de confirmação em detrimento das demais, o que parece ser justificado pelo alto grau de gramaticalidade desta forma e um possível encaminhamento da mesma às funções conversacionais do discurso.
Numa segunda linha de análise, observou-se qual seria a melhor representação para tratar este fenômeno à luz da teoria funcionalista da linguagem. Para isso, observou-se o grau de gramaticalidade do “ser confirmativo” em comparação com os demais empregos do verbo ser, mas sem a necessidade de se explicar qual forma seria uma possível derivação de outra.