O gênero artigo divulgação científica: um estudo comparativo na perspectiva da interação autor-leitor

Título:O gênero artigo divulgação científica: um estudo comparativo na perspectiva da interação autor-leitor
Orientadora: Vera Lúcia Paredes Pereira da Silva
Páginas: 154

Resumo
O objetivo desta Tese é apresentar um estudo comparativo entre artigos de divulgação cientifica (ADCs) com o intuito de ampliar o quadro investigativo sobre essa temática. Entende-se que os gêneros de divulgação científica (DC) têm por finalidade levar ao conhecimento do grande público os mais diferentes assuntos do campo científico. Para que isso seja possível, é preciso que sejam utilizadas estratégias que tornem a leitura compreensível para o público leigo e, ainda, que chamem sua atenção. Nesta pesquisa, apresentamos os traços constituintes dos ADCs dos quais os autores se servem para conquistar a audiência. Tais estratégias funcionam de maneira argumentativa nos artigos, o que se observa tanto pelo traço dialógico na referência direta ao leitor, na exemplificação, na utilização de perguntas como na seleção léxico-gramatical, de acordo com a Teoria da Avaliatividade (MARTIN e WHITE, 2005) sob o arcabouço da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, [1985] 2014). Tendo em vista a diversidade de publicações que se intitulam como de Divulgação Científica, observamos aspectos diferenciadores entre publicações escritas por jornalistas (Superinteressante e Galileu) e as escritas por especialistas da área (Filosofia, Psique e Visão Jurídica). Tais aspectos fazem com que essas revistas conquistem ou, ainda, direcionem-se a públicos distintos: uma audiência mais diversificada, de um lado, e uma com interesse prévio no assunto, de outro. Assim, tanto a autoria quanto o público-alvo dos ADCs funcionam como o fio condutor para a nossa proposta de análise, visto que é a partir da relação autorleitor que a caracterização do gênero emerge. Para dar conta dessa proposta, examinamos cinco artigos de cada um desses dois grupos de publicações que abordam o mesmo tema e, assim, analisamos a influência desses aspectos – autoria e público-alvo – a partir das estratégias linguístico-discursivas de cada um. Esses aspectos se refletem, por sua vez, no estilo do texto, nos termos de Bakhtin ([1979] 2003), o que nos leva a propor uma ampliação da caracterizaçãodo gênero, situando os ADCs não temáticos como mais próximos do domínio acadêmico e os ADCs temáticos do domínio jornalístico.

Categorias: Teses
Autor: Mariana Ximenes Bastos