Título: Linguagem em Desfile: Discurso em carnavais de Milton Cunha
Orientador(a): Tania Conceição Clemente de Souza
Páginas: 133
RESUMO
A proposta dessa pesquisa de doutorado é apresentar um olhar outro dentro da linguística, o de fora dos domínios estruturais, que pensa a língua(gem) não como análise de conteúdo, mas a sua discursividade e seu funcionamento nas relações de efeitos e sentidos. Como objetivo geral, esta tese pretende analisar a linguagem das Escolas de Samba através do discurso e imagem de Carnavais assinados pelo carnavalesco Milton Cunha. Como objetivos específicos, a investigação busca: I-analisar o funcionamento da obra carnavalesca do artista, através das formações ideológicas e dos efeitos e sentidos exarados da sua concepção – do texto mestre – à sua execução, na avenida; II- discutir o texto verbal e a imagem em funcionamento da obra de Milton Cunha pela perspectiva da Análise de Discurso Francesa e III-debater a perspectiva do silêncio e seus gestos e corpo, em acontecimentos da vida (histórico) e obra (político) do carnavalesco. A tese, como propositura teórica que levantamos passa pela seguinte formulação: o artístico concebe material para análise, para tal, os aparatos da Análise de Discurso possibilitam o estudo do funcionamento da linguagem através do verbal e do não-verbal. O artístico pelo artístico é superado quando se vai além da confecção de fantasias e alegorias, isso porque a análise via Análise de Discurso compreende e possibilita gestos de interpretação dessa criação, no/pelo algoritmo da língua(gem). Os desfiles de Milton Cunha, através de sua textualidade e das suas imagens comprovam que desfilar é politizar, e isso independe de classificação e resultados da apuração porque a linguagem que se institui é outra, a de transgredir a ordem. Com a Análise de Discurso Francesa de foco e filiação em Michel Pêcheux, Eni Orlandi e Tania Souza estando presente no arcabouço teórico da tese, está exposto nas próximas páginas que os sentidos do Carnaval vão além de mero palco de espetáculo cultural, o que está dito é que na e pela linguagem o Carnaval é fonte de estudos que oferta material de múltiplos cenários, possibilitando inúmeras análises, como as que aqui foram trabalhadas pelo viés da linguagem e seu funcionamento na avenida Marquês de Sapucaí.
Palavras-chave: Análise de Discurso, Carnaval, Milton Cunha, Ideologia, Imagem, Silêncio.
ABSTRACT
The purpose of this doctoral research is to present a different look within linguistics, from outside the structural domains, which thinks of language(gem) not as content analysis, but its discursiveness and its functioning in the relations of effects and meanings. As a general objective, this thesis intends to analyze the language of the Samba Schools through the discourse and image of Carnivals signed by the carnival artist Milton Cunha. As specific objectives, the investigation seeks: I-to analyze the functioning of the artist’s carnival work, through the ideological formations and the effects and meanings drawn from his conception – from the master text – to its execution, on the avenue; II – discuss the verbal text and the image at work in Milton Cunha’s work from the perspective of French Discourse Analysis and III – discuss the perspective of silence and its gestures and body, in life events (historical) and work (political) of the carnivalesque. The thesis, as a theoretical proposition that we raise, goes through the following formulation: the artistic conceives material for analysis, for such, the Discourse Analysis apparatuses enable the study of the functioning of language through the verbal and the non-verbal. The artistic by the artistic is surpassed when one goes beyond the making of fantasies and allegories, because the analysis via Discourse Analysis understands and enables gestures of interpretation of this creation, in/by the language algorithm (gem). Milton Cunha’s parades, through their textuality and their images, prove that parading is politicizing, and this does not depend on classification and results of the investigation because the language that is instituted is another, that of transgressing order. With the French Discourse Analysis of focus and affiliation with Michel Pêcheux, Eni Orlandi and Tania Souza being present in the theoretical framework of the thesis, it is exposed in the following pages that the meanings of Carnival go beyond a mere stage of cultural spectacle, what is said is that in and through language, Carnival is a source of studies that offer material from multiple scenarios, enabling countless analyses, such as those worked here from the perspective of language and its functioning on Avenida Marquês de Sapucaí.
Keywords: Discourse Analysis, Carnival, Milton Cunha, Ideology, Image, Silence.