Título: Linguagem, cognição e perfil social: um experimento com cybercorpora
Orientador: Cecilia Mollica
Páginas: 188
Resumo
Esta tese descreve a criação de uma plataforma (SABERE) para subsidiar e diagnosticar o processo de ensino-aprendizagem de produção e revisão textual e discute a relação entre linguagem, cognição e perfil social. Tem como base um estudo de natureza corpus driven, voltada para a análise de alguns processos de produções textuais de aprendizes do ensino fundamental II em ambiente virtual. Investiga-se, com base nas potencialidades do SABERE, o impacto de três fatores sociais (sexo, cor/raça e bolsa família) no planejamento de textos opinativos sobre as temáticas do bullying, jogos eletrônicos e o uso de tecnologia nos tempos atuais. Para tanto, a pesquisa considera a frequência de palavras nos conjuntos de textos para cada par de fator social, buscando explicar as diferenças cognitivas quanto às escolhas linguísticas dos grupos de estudantes. A premissa básica é a de que a linguagem materializada nos textos „fotografa‟, de alguma maneira, as vivências sociais dos sujeitos. O correlato cybercorpus, fator social, uso linguístico e processamento cognitivo de textos permitiu esta pesquisa percorrer três diferentes áreas da ciência linguística: Linguística de Corpus, Linguística Cognitiva e Sociolinguística. No rol de investigação da ciência cognitiva, a análise insere-se mais precisamente na abordagem da Sociolinguística Cognitiva (FAUCONNIER, 1997; LANGACKER, 1987/1993; CROFT, 2009; CLARK, 2007; GEERAERTS et al, 2010; FERRARI, 2016) . Por se tratar de uma análise que parte do conjunto de dados, vários fenômenos foram apurados e receberam tratamento teórico particular, uma vez que as diferenças encontradas, embora condicionadas por fatores sociais, não constituem variantes linguísticas como tradicionalmente se verifica em trabalhos sociolinguísticos. Os dados foram processados com a ajuda de tecnologias que realizam leituras inteligentes de textos, desenvolvidas por pesquisadores da Linguística de Corpus (MCENERY & HARDIE, 2012). Para além de verificar o impacto dos fatores sociais nas produções dos discentes, esta pesquisa traz à tona discussões no âmbito do ensino da língua materna, letramento digital, compilação e análise de dados com recurso tecnológico, contribuindo para a produção de materiais instrucionais mais eficientes.