Título: Lendo faces e palavras: uma abordagem psicolinguística
Orientador: Profa. Dra. Aniela Improta França
Páginas: 138
Resumo
A hipótese clássica da Reciclagem Neuronal (COHEN et al. 2000) para a aquisição da leitura propõe que, por circunstância da alfabetização, parte dos neurônios responsáveis pelo processamento de faces e parte daqueles encarregados pelo reconhecimento de objetos é reciclada, isto é, é reajustada de modo a responder à execução de uma nova capacidade, fundamental à leitura: a identificação de grafemas. Consequência da reciclagem neuronal é a formação da chamada Área da Forma Visual da Palavra (Visual Word Form Area), uma área do cérebro acomodada dentro do giro fusiforme do hemisfério esquerdo, na região occipito-temporal ventral, entre as áreas de processamento de face e de objetos, que responde preferencialmente às letras e palavras escritas (DEHAENE, 2012). Argumenta-se que o desenvolvimento da VWFA, depois da alfabetização, provoca a lateralização hemisférica da região dedicada ao reconhecimento de face (DEHAENE, 2010), mas, por outro lado, aumenta sua conexão com as áreas envolvidas no processamento da linguagem (DEHAENE et al., 2010), provocando uma reorganização cortical. Os efeitos comportamentais dessa nova configuração estrutural foram avaliados experimentalmente. Nossos achados revelaram que alfabetizandos e recém alfabetizados foram consistentemente mais acurados do que crianças não alfabetizadas em uma tarefa auditiva de reconhecimento de sons silábicos, tendo, o 2o ano, mobilizado tempos de reação mais baixos. No que se refere à cognição de reconhecimento facial, nossas descobertas mostraram que alterações (thatcherização) na forma de elementos da face, como olhos, nariz e boca, são capazes de prejudicar substancialmente a precisão de crianças em processo de alfabetização no reconhecimento desses rostos e aumentar o tempo empregado no reconhecimento, em comparação com criança não alfabetizadas. Sugerimos que este comportamento esteja relacionado à forte dominância do hemisfério esquerdo para mecanismos holísticos e o direito para processos mais analíticos (VENTURA et al., 2013). Esses achados evidenciam efeitos comportamentais da reorganização cortical provocada pelo desenvolvimento da leitura.
Palavras-chave: Aquisição da leitura – Reciclagem Neuronal – Reconhecimento de face – Reconhecimento dos sons da fala – Psicolinguística
Abstract
The classic hypothesis of Neuronal Recycling (COHEN et al. 2000) for the acquisition reading proposes that, due to literacy circumstances, part of the neurons responsible for processing faces and part of those responsible for object recognition is recycled, that is, they are readjusted to respond to the implementation of a new cognitive capacity, fundamental to reading: the identification of graphemes. A consequence of the neuronal recycling is the formation of the so- called Visual Word Form Area, an area of the brain accommodated within the fusiform gyrus of the left hemisphere, in the ventral occipito-temporal region, between the areas of face processing and of object processing, responding preferentially to letters and written words (DEHAENE 2012). It is argued that the development of VWFA, after literacy, causes hemispheric lateralization of the region dedicated to face recognition (DEHAENE 2010), but, on the other hand, it increases its connection with the areas involved in language processing (DEHAENE et al 2010), causing a cortical reorganization. The behavioral effects of this new structural configuration were evaluated experimentally. Our findings revealed that participants who were learning how to read (1st and 2nd graders) were consistently more accurate than preschoolers in an auditory task of recognizing spoken syllables. Noticeably, 2 nd graders displayed the fastest RTs lower reaction times. With regard to facial recognition cognition, our findings showed that changes (thatcherization) in the form of elements of the face, such as eyes, nose and mouth, are capable of substantially impairing the accuracy of 1 st graders. There was also an increase in the time spent on recognition, compared to preschoolers. We suggest that this behavior is related to the strong dominance of the left hemisphere for holistic mechanisms and the right for more analytical processes (VENTURA et al., 2013). These findings evidence behavioral effects of the cortical reorganization brought about by the advent of reading.
Keywords: Reading acquisition – Neuronal recycling – Face recognition – Speech sounds recognition – Psycholinguistics