Orientador: Prof(a). Dr(a). Marcus Antônio Rezende Maia
Coorientador: Prof(a). Dr(a). Sabrina Lopes dos Santos
Páginas: 55
Resumo
Considerando que para a computação plena das palavras complexas é necessário o reconhecimento das
unidades menores que constituem as palavras, entende-se que uma maior habilidade de refletir os
mecanismos morfológicos intrínsecos à língua, isto é, uma maior consciência morfológica, pode
facilitar o processamento de tais palavras. Compreende-se por letramento a propensão de um indivíduo
em utilizar a língua de forma efetiva, utilizando-a em diferentes contextos, condições e práticas
sociais. Sendo assim, podemos concluir uma relação direta entre consciência morfológica e letramento
visto que a reflexão dos mecanismos da língua possibilita um aumento do letramento e vice-versa. De
acordo com a revisão da literatura, levantamos a hipótese de que um maior grau de letramento, isto é,
um grau maior de instrução e, consequentemente, uma maior consciência morfológica facilitaria o
processamento de palavras complexas. Para investigar tal relação, realizamos em experimento de
decisão lexical com input auditivo utilizando um ruído como dificultador dentro dos morfemas
comparando o processamento de palavras complexas no Ensino Superior e no Ensino Médio.
Observou-se que o grupo de Ensino Superior reconheceu significativamente mais palavras do que o
grupo de Ensino Médio, trazendo indícios de que o grau de letramento realmente influi para o
processamento de palavras complexas. A comparação com os dados de leitura reforça tal indício. Além
disso, a análise comparativa entre os dados de leitura e os de audição também apontam para diferentes
pesos entre os tipos de morfemas para o processamento, dando suporte a modelos gramaticais
decomposicionais como a Morfologia Distribuída. Conclui-se, então, que os graus mais altos de
letramento e, portanto, consciência morfológica facilitam o processamento de palavras complexas
tanto na leitura quanto na audição. Porém, a influência da consciência morfológica para o
processamento não foi testada metacognitivamente, sendo necessários testes adicionais.
Palavras-chave: Consciência morfológica. Letramento. Processamento. Palavras complexas.