Título:(Im)polidez em EAD
Orientadora: Maria Cecília
Páginas: 172
Linha de pesquisa: Língua e Sociedade
Esta pesquisa analisa os processos interacionais de (im)polidez entre interactantes de um curso de graduação e de um curso de pós-graduação, oferecidos a distância, investigando os recursos linguísticos utilizados para denotarem os Atos de Ameaça à Face, que constituem a Teoria da Polidez. Indeterminação do sujeito, modalização, passivização e imperativo positivo são os processos linguísticos utilizados para observar a (im)polidez. A investigação é processada em mensagens virtuais trocadas entre alunos e mediadores dos referidos cursos, as quais se constituem gênero emergente. São observadas as competências linguística e pragmática e a competência informacional que corresponde ao letramento digital, necessário para realizar práticas de leitura e escrita no espaço cibernético. A pesquisa lida com pressupostos teóricos que ultrapassam as fronteiras da Sociolinguística e busca referência na linguística Textual, na Análise do Discurso e na Pragmática para dar conta dos fenômenos gramaticais requisitados para explicar a (im)polidez nas interações.A análise qualitativa dos dados mostra resultados relevantes para a EAD, tais como os processos de co-construção do conhecimento entre mediador e aluno, a necessidade de investir em processos linguísticos denotadores de envolvimento, a marcação de um novo gênero com características próprias do ambiente virtual e a constatação de um campo de trabalho em aberto para o linguista, bem como deixa campo aberto para futuras discussões.