HABITAR A LÍNGUA, HABITAR A CIDADE: pela construção de um trabalho discursivo no ensino de Língua Portuguesa

Título: HABITAR A LÍNGUA, HABITAR A CIDADE: pela construção de um trabalho discursivo no ensino de Língua Portuguesa
Orientador(a): Tania Conceição Clemente de Souza
Páginas: 217

RESUMO

A partir de uma interlocução entre a Análise de Discurso de orientação francesa e a História das Ideias Linguísticas no Brasil, buscamos desconstruir o imaginário de que o ato de ler e escrever envolve a atribuição de um sentido único e verdadeiro. Nosso interesse é o de, no contexto da Educação Profissional em Saúde, buscar interferir no ensino de Língua Portuguesa de modo que seja compreendido que os processos de significação são determinados historicamente. É a partir da construção de saberes sobre uma língua que pretendemos que o aluno, entendido como sujeito urbano escolarizado, compreenda que a língua portuguesa falada e escrita no Brasil hoje é resultado de embates ideológicos que se travaram em diversos espaços de circulação. Nessa direção, propomos um trabalho de formação em que a condição de habitar a língua, habitar a cidade decorre da possibilidade de restituição à língua e à cidade da falta de sentido para dar condições de autoria e cidadania. A interferência não se limitou à postura crítica. Apresentamos duas atividades de trabalho com textos, tomados como evidência material do discurso, realizadas com alunos matriculados no Ensino Médio Integrado. Não nos interessamos pelo o que se diz, mas sim pelo como se diz, ultrapassando a ênfase em análises estruturais dos conteúdos, a fim de conferir um tratamento político-ideológico ao ensino de Língua Portuguesa.

Palavras-chave: sujeito; língua; discurso; escolarização; urbanização; habitar.

 

ABSTRACT

From an interlocution between the French Discourse Analysis and the History of Linguistic Ideas in Brazil, we seek to deconstruct the imaginary that the act of reading and writing involves the attribution of a unique and true meaning. Our interest is that, in the context of Professional Education in Health, we seek to interfere in the teaching of Portuguese Language so that it is understood that the processes of meaning are historically determined. It is from the construction of knowledge about a language that we intend that the student, considered as a schooled urban subject, understands that the Portuguese language spoken and written in Brazil today is the result of ideological clashes that took place in different circulation spaces. In this direction, we propose a work of formation in which the condition of inhabiting the language, inhabiting the city derives from the possibility of restoring the language and the city from the lack of meaning in order to give conditions of authorship and citizenship. The interference was not limited to the critical posture. We present two work activities with texts, taken as material evidence of the speech, carried out with students enrolled in Integrated High School. We are not interested in what is said, but in how it is said, aiming at overcoming the emphasis on structural analysis of the contents as well as giving a political-ideological treatment to the teaching of the Brazilian Portuguese language.

Keywords: subject; language; discourse; schooling; urbanization; inhabit.

Categorias: Teses
Autor: Viviane dos Ramos Soares