Título: Gritos de funk e mudança linguística
Orientador(a): Maria Cecília de Magalhães Mollica
Páginas: 231
RESUMO
Esta investigação diz respeito à possibilidade de comunidades de fala envolvidas com a gênese do funk carioca – mais especificamente o denominado funk de facção – implementarem mudança linguística. Partiu-se da percepção inicial de que jovens das classes dominantes da cidade fazem uso de construções oriundas de camadas populares, a partir da fruição dos funks. Para a verificação da hipótese, observou-se um grupo de jovens, que pouco ou nenhum contato direto têm com os protagonistas do movimento cultural, mas cujo contato com o funk é intenso e, de modo geral, confesso. Em um primeiro momento, a análise das letras, evidenciou a grande ocorrência de estruturas imperativas, que foram elencadas e analisadas. Posteriormente, aplicaram-se testes de atitude a um pequeno grupo desses jovens, com o intuito de perceber seu grau de adesão às construções imperativas em foco e ao próprio movimento cultural. Em paralelo à aplicação dos questionários, observaram-se, nessas estruturas, os mesmos padrões construcionais dos “gritos de guerra”, o que motivou a denominação “gritos de funk”. Investigou-se, também, a exemplo de Eckert (2000), se os jovens apresentavam traços linguísticos e extralinguísticos que concorreriam para a constituição de um estilo envolvido com a determinação de suas identidades e que os enquadraria em uma comunidade de prática. Por fim, a partir da tabulação e da análise dos questionários, constatou-se não ser possível atestar a existência de mudança linguística nos moldes de Weinreich, Labov e Herzog (1968). No entanto, há chances de os “gritos de funk” infiltrarem-se no sistema geral da Língua Portuguesa do Brasil, como inovações possíveis, em virtude de seus parâmetros estruturais. Percebeu-se, ainda, incorporação no léxico geral de um léxico restrito, oriundo do mundo funk.
Palavras-chave: Sociolinguística Variacionista, Comunidades de Prática, Crenças e Atitudes, Inovação Linguística, Funk Proibido de facção.
ABSTRACT
This inquiry focuses on the possibility of speech communities involved in the genesis of Proibido (forbidden) funk music in the city of Rio de Janeiro – more specifically the forbidden gang funk – to implement linguistic change. The starting point was a perception that young people from the upper classes of the city made use of linguistic constructions, native from less favored communities, due to their consumption of funk music. A group of young people who have little or no direct contact with the protagonists of the cultural movement, but whose contact with funk music is intense and generally confessed was observed in order to verify the hypothesis. At first, the analysis of the letters, showed many occurrences of imperative structures, which were listed and analyzed. Subsequently, attitude tests were applied to a small group of these young people, aimed at understanding their degree of adherence to the imperative constructions in question and to the cultural movement itself. In parallel to the application of the questionnaires, there was an observation of the same constructional patterns present in “war cries” in these structures and, for this reason, we started to call them “funk cries”. Furthermore, following the example of Eckert (2000), it was investigated whether the aforementioned young people presented linguistic and extralinguistic traits that could be considered to be part of a style involved in the determination of their identities and able to situate them in a community of practice. Finally, from the tabulation and analysis of the questionnaires, we came to the conclusion that it is not possible to attest the existence of linguistic change, along the lines of Weinreich, Labov and Herzog (1968). However, the “funk cries” may still be able to penetrate the general system of the Brazilian Portuguese Language as possible innovations due to their structural parameters. It was also noticed that a restricted lexicon from the world of funk music was incorporated into the general lexicon.
Keywords: Variationist Sociolinguistics, Communities of Practice, Beliefs and Attitudes, Linguistic Innovation, Forbidden Gang Funk