Gramaticalização de Conectores: um estudo diacrônico de entretanto e no entanto

Título:Gramaticalização de Conectores: um estudo diacrônico de entretanto e no entanto
Orientador: Maria da Conceição Auxiliadora de Paiva
Páginas:
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No entanto e entretanto são conhecidos nas gramáticas tradicionais como conjunções coordenativas adversativas. Contudo, essa classificação não é consensual entre os linguistas devido a certas características dessas construções que remetem à sua forma adverbial. Esta tese investiga a trajetória de mudança que levou as construções no entanto e entretanto a assumirem funções juntivas e os contextos que possibilitaram a sobreposição de valores semânticos no domínio de tempo e de contraste. Ademais, identificamos as particularidades contextuais e pragmáticas de no entanto e entretanto e sua relação com as locuções conjuntivas (no) entanto que e entretanto que. A pesquisa se insere na perspectiva dos Modelos Baseados no Uso, mais especificamente no campo dos estudos de gramaticalização de construções. Um pressuposto básico desses modelos é o de que a emergência de novas construções nas línguas ocorre em contextos específicos e seu desenvolvimento envolve tanto mudanças na forma como no significado. Para a realização da pesquisa, utilizamo-nos de versões digitais de textos representativos dos três períodos do português. Neste estudo, ênfase especial é dada às diferentes propriedades da oração e do contexto que podem ter propiciado a emergência de inferências que levaram a uma sobreposição de valores no domínio do contraste aos usos temporais centrais de no entanto e de entretanto. Identificamos que o sentido temporal de simultaneidade já apresenta alguns contextos que permitem uma interpretação temporal-contrastiva. Progressivamente, ocorre perda de delimitação temporal expressa no contexto anterior às construções em estudo, o que obscurece o sentido temporal. Aliado a isso, usos com polaridade negativa e com modo irrealis no contexto favoreceram a ocorrência de contextos ambíguos que podem ter acionado a mudança.

Categorias: Teses
Autor: Priscila Thaiss da Conceição de Medeiros