Gramática e cognição: um estudo de construções binominais

Título: Gramática e cognição: um estudo de construções binominais
Orientadora: Maria Maura Conceição Cezario
Páginas:
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Este estudo tem por objetivo geral investigar a flutuação de sentido quantidade-qualidade licenciada pelo uso de construtos binominais do tipo SN1 de SN2, como xícara de chá, no Português do Brasil. A pesquisa é baseada na perspectiva teórica da Linguística Funcional Centrada no Uso(BYBEE, 2010; BARLOW E KEMMER, 2000; TOMASELLO, 2003, TRAUGOTT, 2008), que apresenta algumas premissas: (i) assume que a gramática é proveniente do discurso e (ii) considera que linguagem é parte cognição. Esta pesquisa busca descrever as propriedades morfossintáticas, semântico-pragmáticas e cognitivas dos usos das construções que favorecem uma leitura ora qualitativa, ora quantitativa no que se refere à relação entre SN1 e SN2. A hipótese que guia o estudo é a de que as estruturas binominais podem ser tratadas em termos de construções gramaticais.
Com base na análise dos dados, foi possível estabelecer os fatores semânticos e formais que favorecem cada uma das leituras. Em relação ao tipo de verbo, percebemos uma tendência de os verbos materiais ligarem-se aos construtos qualitativos e quantitativos. No que tange ao elemento à esquerda de SN1, constatamos que o numeral associa-se frequentemente à leitura quantitativa, já os artigos indefinidos e definidos restringiram-se a anteceder construtos com leitura qualitativa. Comprovamos, com a análise, que a ausência de modificador após SN2 foi mais frequente tanto na leitura qualitativa, quanto na leitura quantitativa. Assim, postulamos uma configuração prototípica dos construtos com leitura qualitativa e daqueles com leitura quantitativa.

Categorias: Dissertações
Autor: Carolina Piechotta Martins Santos