Gramática de Construções Cognitiva e Ensino de Língua Estrangeira: uma proposta para o ensino de alternância dativa do inglês

Título: Gramática de Construções Cognitiva e Ensino de Língua Estrangeira: uma proposta para o ensino de alternância dativa do inglês
Orientadora: Diogo Oliveira Ramires Pinheiroa
Páginas: 124

Resumo

Esta dissertação busca contribuir com a aplicação dos estudos teóricos da Linguística Cognitiva (LC) e da Gramática de Construções (GC) ao ensino de Língua Estrangeira. Para isso, analisa-se o experimento de Tyler (2012), que aplica os fundamentos da LC e da GC ao ensino do fenômeno da alternância dativa para falantes não-nativos. Esta envolve a possibilidade de instanciação de um mesmo conjunto de verbos em duas Construções de Estrutura Argumental distintas: a construção bitransitiva e a construção de movimento causado por transferência. Apesar de os resultados de Tyler (2012) demonstrarem uma eficiência da abordagem cognitivista/construcionista, o experimento ignora a realidade dos contextos educacionais do Brasil, ao seguir uma metodologia expositiva e, portanto, oposta às abordagens atuais do ensino de língua. Diante disto, esta dissertação investiga se a Linguística Cognitiva e a Gramática de Construções podem contribuir com o ensino de tópicos gramaticais em Língua Estrangeira – mais especificamente da alternância dativa do inglês – no âmbito das abordagens comunicativas atuais. Para tal, foram elaborados planos de aula voltados ao ensino da alternância dativa no inglês – duas aulas seguindo os moldes das aulas apresentadas em Tyler (2012), isto é, seguindo os fundamentos da LC/GC, mas expositivas; e duas aulas com base tanto nas premissas da LC/GC quanto nos princípios das abordagens comunicativas. Essas aulas foram ministradas para grupos distintos de alunos matriculados em um curso de idiomas da rede privada. A avaliação do aprendizado dos alunos foi realizada através de uma tarefa mais artificial (teste de julgamento de aceitabilidade) e uma mais espontânea (teste de descrição de imagem). Os resultados encontrados a partir desse experimento revelam um melhor desempenho (numericamente) do grupo que assistiu às aulas na abordagem comunicativa na tarefa mais espontânea, o que sugere que a aliança entre LC/GC e a abordagem comunicativa traz benefícios ao ensino de Língua Estrangeira.

Palavras-chave: SAlternância Dativa. Linguística Cognitiva. Gramática de Construções Cognitiva. Ensino de Língua Estrangeira.

 

Abstract

This thesis seeks to contribute to the application of theoretical studies of Cognitive Linguistics (LC) and Construction Grammar (GC) to foreign language teaching. In order to achieve this, the experiment of Tyler (2012), which applies the foundations of LC and GC to teaching the phenomenon of dative alternation to non-native speakers, was analyzed. It involves the possibility of instantiating the same set of verbs in two argument structure constructions: Ditransitive Construction and Transfer-Caused-Motion Construction. Although the results of Tyler (2012) demonstrate efficiency of the cognitivist / constructionist approach, the experiment ignores the reality of educational contexts in Brazil, since it follows a traditional methodology which is opposed to current communicative approaches. Hence, this thesis investigates whether Cognitive Linguistics and Construction Grammar can contribute to the teaching of grammar patterns of foreign languages – more specifically, the dative alternation of English – within the scope of current communicative approaches. Lesson plans aimed at teaching dative alternation in English were then developed. Two classes were based on the fundamentals of LC / GC, but in a traditional way (such as the model of classes inspired by Tyler (2012)); and two classes were based both on the fundamentals of the LC / GC and on the principles of communicative approaches. They were offered to different groups enrolled in a private language course. The learning assessment was performed through a more artificial task (grammaticality judgment test) and a more spontaneous one (picture description test). The results of this experiment reveal a better performance (numerically) in the most spontaneous task of the group who attended classes in the communicative approach. It suggests that the combination of LC / GC and communicative approach brings benefits to foreign language teaching.

Keywords: Dative Alternation. Cognitive Linguistics. Cognitive Construction Grammar. Foreign Language Teaching.

Categorias: Dissertações
Autor: Maria Clara Pimenta Camelo dos Santos