Título: Evidencialidade em Kaigang: descrição, processamento e aquisição
Orientador: Marcus Maia
Coorientador: Luiz Amaral
Páginas: 184
Resumo
Esta tese aborda a categoria de Evidencialidade na língua Kaingang a partir do ponto de vista descritivo bem como do seu processamento e aquisição. Interessa ao presente estudo, além de buscar a descrição do sistema, entender como se dá o processo de compreensão dos evidenciais pelos falantes adultos e as implicações no seu uso. Em termos de aquisição desse sistema, o objetivo do estudo é o de averiguar se as crianças são sensíveis às implicações dos diferentes tipos de evidenciais, e em que momento elas passam a compreender essas diferenças. Para a descrição do sistema de evidencialidade em Kaingang retomamos o trabalho de Nascimento (2013), explicando questões relacionadas ao funcionamento desta categoria gramatical e sua relação com a categoria dos Núcleos oracionais. Denominamos Núcleos oracionais a proposta de reanálise que sugerimos à categoria conhecida na literatura como marcadores de sujeito em Kaingang (Wieseman 1967, 2002). Argumentamos que os Núcleos oracionais compõem a categoria funcional que é responsável por licenciar orações matrizes nesta língua, sendo que essa categoria comporta também alguns marcadores evidenciais. Utilizando técnicas da Psicolinguística Experimental, averiguamos questões relacionadas ao processamento dos evidenciais direto e indireto por falantes adultos, através de dois estudos: um experimento de compreensão off-line e um estudo de Eye-tracking (rastreamento ocular). Além desses estudos, abordamos de forma exploratória, questões relacionadas aos evidenciais e à recursividade. Para averiguar a aquisição dos evidenciais pelas crianças, aplicou-se um experimento exploratório de compreensão off-line do tipo “oral sentence/picture matching”, buscando 7 averiguar se crianças Kaingang com idade entre 3 e 7 anos são sensíveis às implicações dos evidenciais reportativo e visual. Os resultados dos estudos experimentais, de modo geral, apoiam nossas hipóteses experimentais e fornecem pistas importantes sobre as características desses morfemas evidenciais, a forma como atuam no processamento e na aquisição pelas crianças.