Título:ESTRATÉGIAS DE LEITURA: da Pesquisa Básica à Pesquisa Aplicada através de um teste psicolinguístico para verificar o nível de leitura do aluno no Ensino Básico.
Orientador: Aleria Cavalcante Lage
Páginas: 136
Resumo
Esta pesquisa está inserida na área da Linguística e na subárea da Psicolinguística e se estende, de forma multidisciplinar, à área de Neurociência da Linguagem, de Neurociência da Leitura (Neuroscience of Reading) e da Educação. Por meio de experimentos de Psicolinguística, baseado no experimento com Eletroencefalografia, com a técnica de extração de potenciais elétricos relacionados a evento (event-related brain potentials – ERPs), de França et al. (2018), esta pesquisa tem por objetivo investigar a falta de proficiência em leitura de uma turma de 8° ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual participante do projeto de pesquisa do LER– Laboratório de Eletroencefalografia e Rastreamento Ocular da Linguagem, da UFRJ. O intuito foi o de propor uma técnica capaz de aferir o nível de leitura dos alunos como um instrumento avaliativo de aplicabilidade mais acessível que a técnica de EEG usada por França et al. (2018). Através de um teste online e offline de leitura automonitorada, testei hipóteses de que, em uma primeira testagem, um grupo de alunos leria a variável controle, o DP objeto congruente, como as variáveis manipuladas incongruentemente (Incongruente, Mancha e Misturada) e de que seria possível através dos dados categóricos, estabelecendo-se um índice de 75%, separar os participantes deste grupo em leitores hábeis e não hábeis. Depois das oficinas realizadas pelo grupo LER o teste foi replicado, e a predição era que esse índice de leitores não hábeis seria reduzido. Os resultados obtidos confirmaram as expectativas, revelando uma diminuição de leitores não hábeis de 72% para 52%.