Título:Distúrbios fonoarticulatórios na Síndrome de Down e aplicações na lectoescrita
Orientador: Maria Cecília e Myrian Freitas
Páginas: 212
Linha de pesquisa: Língua e Sociedade
A presente pesquisa tem como proposta investigar déficits fonético-fonológicos em portadores de Síndrome de Down (SD) e implicações na apropriação da leitura e da escrita durante o processo de alfabetização. A discussão emerge da hipótese central de que transtornos de natureza fonoarticulatória, motivados por aspectos neurológicos e anatômicos, repercutem negativamente na lectoescrita. Parte-se do princípio que o retardo mental afeta o desenvolvimento cognitivo, responsável pela abstração, discriminação e memorização das unidades fonológicas (fonemas). Agregam-se a esse aspecto problemas de ordem periférica: a hipotonia orofacial generalizada dificulta o movimento harmonioso dos articuladores no que tange à programação e produção de cadeias sonoras. A despeito da deficiência de habilidade de correspondência grafo-fonológica em alguns casos, o estudo coloca em foco a capacidade em potencial da população investigada para o processo de alfabetização. Todavia, a análise dos dados aponta que o portador de SD pode levar mais tempo para ser alfabetizado quando comparado ao seu par de desenvolvimento típico, haja vista a falta de equivalência entre idade cronológica e idade mental. A pesquisa também ilustra que aspectos como estimulação verbal precoce, terapia fonoaudiológica e diferentes níveis de cognição conduzem a amostras idiossincráticas como observadas nos estudos de caso. O corpus foi coletado em dois estágios: primeiramente, conduziu-se à gravação em áudio das habilidades articulatórias (nomeação e leitura de itens lexicais listados através de gravuras) com posterior transcrição fonética.; na sequência, os informantes foram solicitados a escrever as palavras utilizadas nos testes de habilidade oral. Os resultados foram analisados à luz dos Modelos Baseados no Uso, bem como através de abordagens acerca do processo de alfabetização como é o caso da Consciência Fonológica.