Título: Direcionalidade da aquisição do artigo definido frente a N próprio em contexto de input variável.
Orientador: Maria da Conceição Auxiliadora de Paiva
Páginas: 166
Linha de pesquisa: Língua e Sociedade
Esta tese focaliza a emergência do uso variável de artigo definido frente a N próprio por crianças que estão adquirindo o Português como L1. Procedemos a uma análise de situações reais de uso da língua, conjugando um estudo longitudinal e um estudo estratificado. No estudo longitudinal, analisamos o continuum aquisitivo, compreendido entre 1;2 e 4;10, da fala de uma criança e, no estudo estratificado, uma amostra composta de dez crianças distribuídas de acordo com os seguintes pontos etários: 1;06, 2;00, 2;06, 3;00 e 4;00. Com o objetivo de verificar até que ponto os padrões de variação da fala das crianças refletem influência do input, analisamos também a fala dos adultos que interagem com as crianças nas situações comunicativas que constituem nosso corpus. Partimos de uma perspectiva teórica que admite, como ponto de partida, que a criança adquire os padrões de variação dos adultos com quem interage, de tal modo que, numa dada etapa aquisitiva, passa a refletir a variabilidade do sistema dos adultos. Nossa hipótese pressupõe que o uso do artigo definido frente a N próprio ocorre de forma gradual, controlada por um conjunto de variáveis lingüísticas e se inicia nos contextos de maior freqüência na fala do adulto. Um tratamento estatístico nos moldes da Teoria da Variação nos permitiu verificar a validade de algumas hipóteses colocadas no trabalho. Nossa análise evidenciou que a aquisição da variação do artigo definido se organiza em determinados padrões que são paralelos, em alguns aspectos, à fala do adulto. Entretanto, há evidências de que a ação do input é limitada no processo aquisitivo. A falta de correspondência entre os padrões da criança e os padrões do adulto em algumas variáveis sugere haver influência de outros fatores que estão ligados a etapas do processo aquisitivo. Verificamos que algumas categorias, no início da aquisição da linguagem, são mais salientes, de modo a se tornarem contextos mais favoráveis para o uso do artigo diante de N próprio. Entretanto, convergências entre a fala da criança e a do adulto podem ser observadas principalmente nos resultados referentes aos aspectos morfossintáticos investigados. Assim, a variável “Estrutura do SN” é a mais decisiva na compreensão do padrão de variação que vai se instalar na fala da criança já que a os sintagmas nominais encaixados em sintagmas preposicionais são os que mais favorecem a ocorrência do artigo, refletindo o padrão observado na fala dos adultos. Seguindo a mesma tendência, as funções sintáticas regidas por preposição se mostraram relevantes para a aquisição do artigo definido no contexto variável analisado, confirmando, em parte, os resultados para os adultos. Os aspectos semântico-discursivos parecem ser pouco relevantes na fala dos adultos. Na fala das crianças, por outro lado, os fatores mais favoráveis para a ocorrência do artigo foram a referência exofórica, a introdução de um N próprio com status informacional “novo” e o nome próprio classificado como unitário. Em relação aos aspectos ligados à interação, nossa análise mostra que os sintagmas nominais cujo referente é introduzido pela própria criança são os que mais favorecem o uso do artigo definido.
PALAVRAS-CHAVE: Aquisição; input; uso variável; artigo definido.