Título: Da sala de estar à sala de baile. Estudo etnolinguistico de comunidades camponesas pomeranas do estado do Espírito Santo
Orientadora: Bruna Franchetto
Páginas: 335
Linha de pesquisa: Estudo das Línguas Indígenas Brasileiras
Esta Tese representa uma contribuição à documentação de tradições orais de minorias étnicas do Brasil, especificamente de um acervo ainda vivo entre os camponeses pomeranos do Estado do Espírito Santo até hoje bastante desconhecido e sem registro científico sistemático. O trabalho propõe, também, uma contribuição ao campo dos estudos interdisciplinares entre Antropologia (Etnologia, Etnografia) e Lingüística. Quanto à tipologia dos gêneros verbais pomeranos, identificamos quatro principais gêneros verbais, a saber: (i) gêneros de fala informal, como a conversa comum, notícia/novidades, a fofoca, piadas, narrativas; (ii) gêneros de fala “declamada”, como provérbios, as brincadeiras infanto-juvenis. São gêneros mais próximos da fala declamada; (iii) gêneros de fala formal/cerimonial, como a fala-convite proferida pelo convidador de casamento ou a fala do convidador de enterro; a fala voto-conselho executada no ritual nupcial do Quebra-louça; a fala-sussurro da benzedeira. Por fim, identificamos o gênero que integra um dos mais diversos e importantes usos da linguagem entre os pomeranos: (iv) o canto, que subdividimos em ‘canção de baile’, acompanhado por concertina, ‘cantiga de ninar’ e ‘cantiga de roda’. Os tipos de discurso se diferenciam no eixo informalidade/formalidade. Passa-se gradualmente do gênero conversacional do cotidiano às formas mais cristalizadas das “rezas”, “orações”. Cada gênero é caracterizado por um conjunto de relações entre traços formais, domínios temáticos e usos sociais potenciais. Abordamos os principais gêneros verbais pomeranos em termos do local ou cena social de sua realização, dos participantes e das relações entre estes, do conteúdo e das expressões textuais.