Contra expectativas em discurso de venda

Título:Contra expectativas em discurso de venda
Orientadora:Maria Cecilia Magalhães Mollica
Páginas: 73

Nossa dissertação tem como meta a análise do funcionamento discursivo do texto “Condessa de Barral a paixão do Imperador, de Mary Del Priore. Trata-se, segundo a autora, de uma biografia, escrita em 2008, em que retrata, baseando-se em documentos de arquivo e em cartas escritas por D. Pedro II, a vida de Luisa Maria Portugal e Barros e reconstrói o relacionamento entre o monarca e sua amiga da corte, a Condessa de Barral.
O percurso teórico adotado é o da escola francesa de Análise de Discurso, fundada por Michel Pêcheux e difundida no Brasil por Eni Orlandi.
Como estratégia de análise, buscamos todo o tempo descrever os gestos de interpretação de Del Priore no trabalho de leitura do Arquivo. Pelo viés da Análise de Discurso, o “Arquivo tem em si uma opacidade, permitindo uma leitura que traz à tona dispositivos e configurações significantes”. Del Priore se valeu dessa opacidade para, a partir de gestos contínuos de interpretação, trazer à luz o romance dos dois amigos nos dias atuais. Um relacionamento considerado por alguns historiadores como platônico, mas que na escrita de Del Priore, ganha o nome de paixão e efeito de verdade. Enfim, nosso trabalho buscou mostrar como se institui a passagem do real para a ficção, descrevendo os vários deslizamentos de sentido operados pela autora.

Categorias: Teses
Autor: Villaça A.L.S.O.