Título: Constituintes à esquerda como estratégia de venda
Orientadora: Maria Cecília
Páginas: 133
Linha de pesquisa:Língua e Sociedade
Esta pesquisa fundamenta-se nas teorias Sociolinguística e Funcionalista para estudar duas estruturas de constituintes à esquerda utilizadas por vendedores ambulantes como estratégia de venda nos trens urbanos da Supervia que circulam no trajeto Central do Brasil – Japeri, na cidade do Rio de Janeiro. A metodologia adotou um método próprio a fim de capturar a realização da fala espontânea, no caso, a publicidade oral. A proposta inicial foi a de observar o tratamento dado ao tópico na gramática normativa e na teoria linguística, baseando-se em PONTES (1987), CASTILHO (2010), HALLIDAY (1994) e em estudos empíricos como os de VASCO (1999) e de BELFORD (2006). Este trabalho discute o conceito clássico de variável dependente de LABOV (1972) e considera o critério de compatibilidade funcional lançado por LAVANDERA (1978). Objetiva explicar a função dos constituintes à esquerda no contexto de venda informal mediante as pressões comunicativas de acordo com o contexto em que vendedores ambulantes e passageiros estão envolvidos. A investigação revela os efeitos das variáveis linguísticas e extralinguísticas sobre os fenômenos em tela. Esta primeira etapa merece continuação para verificar uma possível relação entre o verbo ser e o processo de aquisição de linguagem. A necessidade de análise futura, ampliando-se o corpus de pesquisa, poderá averiguar o uso das construções em tela em outros contextos, contribuindo para melhor compreensão dos fenômenos deste estudo.