Orientador: Prof(a). Dr(a). Marcus Antônio Rezende Maia
Páginas: 190
Resumo
A partir de muitas pesquisas, é possível afirmar que a consciência fonológica
tem relação intrínseca com o aprendizado de leitura: crianças que
desenvolvem a consciência fonológica como preparação para o aprendizado
de leitura têm mais chances de obter sucesso na alfabetização (Adams et al,
1998). Recentemente, um número crescente de pesquisadores explorou a
influência da fonologia suprassegmental (Calet et al, 2015), doravante
denominada Consciência Prosódica, como uma habilidade cognitiva que
pode auxiliar no desenvolvimento da leitura e da compreensão leitora. Nesse
contexto, este trabalho realiza um programa de experimentos
psicolinguísticos que busca responder: (i) a consciência prosódica possui
realidade psicológica? (ii) Qual a sua relação com o
processamento/aquisição da leitura? Esse programa de experimentos
utilizou como metodologia técnicas on-line – como leitura automonitorada –
e off-line – escolha restrita – e partiram do aporte metodológico da
Psicolinguística Experimental e Educacional e dos quadros teóricos da
Consciência Fonológica, do processamento e desenvolvimento da leitura e
da Prosódia, objetivando propor uma reformulação na teoria da Consciência
Fonológica (Morais, 1991). Foram utilizadas ferramentas da web para a
continuação da pesquisa, apesar do isolamento social imposto pela
Pandemia da Covid 19. Os resultados apontam para a relação entre o nível do
sintagma entoacional da Consciência Prosódica e a fase ortográfica do
processo de aquisição da leitura (Frith, 1980).
Palavras-chave: Consciência Prosódica, Psicolinguística Experimental,
Aquisição da Leitura.