Consciência fonológica em períodos pré e pós-alfabetização

Título: Consciência fonológica em períodos pré e pós-alfabetização
Orientador:Christina Abreu Gomes
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Esta pesquisa se concentrou na investigação da consciência fonológica de crianças com desenvolvimento típico, através da comparação da sensibilidade de crianças de diferentes faixas etárias às similaridades fonológicas compartilhadas por palavras. Considerando a caracterização da consciência fonológica e a sua relação com o aprendizado da leitura e da escrita, observadas na literatura pesquisada, pretendeu-se, a partir dos fundamentos teóricos dos Modelos Baseados no Uso, promover uma nova reflexão sobre a natureza e o desenvolvimento da consciência fonológica. Visando atingir este objetivo, foi aplicada uma Testagem da Consciência Fonológica, desenvolvida especificamente para esse estudo, em 46 crianças, agrupadas em quatro faixas etárias de acordo com sua série escolar, estudantes de uma escola particular da cidade do Rio de Janeiro. A coleta e análise dos dados demonstrou um desenvolvimento gradual da sensibilidade das crianças para unidades fonológicas compartilhadas pelas palavras, em função do avançar da idade/escolaridade. Esses resultados constituem evidência adicional de que a sensibilidade fonológica é um conjunto de habilidades que se desenvolvem de forma gradual, sugerindo-se estar relacionada ao desenvolvimento lingüístico da criança, principalmente à expansão lexical, e ao aprendizado do sistema de escrita alfabético.

Categorias: Dissertações
Autor: Mariana Chaves Ruiz Guedes