Orientador: Prof(a). Dr(a). Adriana Leitão Martins
Páginas: 214
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo investigar se pacientes
portadores da Doença de Alzheimer (DA) apresentam déficits sintáticos revelados na expressão
linguística com certas categorias do aspecto verbal. Mais especificamente, o objetivo deste estudo
é avaliar se pacientes portadores da DA – tanto da variante clássica quanto da variante frontal
dessa demência (Afasia Progressiva Primária Logopênica – APPL) – falantes nativos do português
brasileiro apresentam déficits revelados na expressão linguística com os seguintes aspectos:
habitual, frequentativo, continuativo, perfeito, retrospectivo, durativo, prospectivo e completivo.
Para tanto, foram selecionados, como informantes desta pesquisa, dois pacientes portadores da DA
– sendo um acometido pela variante clássica e o outro acometido pela variante frontal (APPL) – e
dois indivíduos controle idosos de perfil semelhante ao de cada um dos pacientes. Além disso, foi
formado um grupo controle experimental composto por 107 indivíduos jovens. A metodologia
consistiu na aplicação, para os participantes idosos, de um teste de rastreio cognitivo, dois testes
de funcionalidade e três testes linguísticos (um teste semântico dos advérbios, um teste de
aceitabilidade e um teste de ordenamento) e, para os participantes jovens, de três testes
linguísticos (um teste de aceitabilidade, um teste de ordenamento e um teste de preferência). Nos
testes de rastreio cognitivo e de funcionalidade, os resultados indicaram que ambas as pacientes
apresentaram comprometimento cognitivo, sendo o comprometimento da paciente com a DA
maior do que o da paciente com a APPL. Nos testes linguísticos, os resultados indicaram que a
paciente com a DA apresentou problema puramente sintático com os aspectos habitual,
continuativo, perfeito e completivo, podendo também apresentar problema sintático com os
aspectos frequentativo, retrospectivo e prospectivo e a paciente com a APPL apresentou problema
puramente sintático com os aspectos perfeito, retrospectivo, durativo, prospectivo e completivo.
Com isso, discutiu-se que há uma interseção dentre as oito classes aspectuais analisadas que estão
comprometidas nas duas variantes da DA investigadas, mas, no caso da variante clássica, a
extensão do déficit parece maior, com projeções aspectuais mais altas comprometidas. Além
disso, os resultados referentes ao grupo dos indivíduos jovens ratificaram a Hierarquia Linear
Universal, proposta por Cinque (1999).