Avaliação fonológica de crianças com distúrbio específico da linguagem sob a ótica da fonologia de uso

Título: Avaliação fonológica de crianças com distúrbio específico da linguagem sob a ótica da fonologia de uso
Orientador:Christina Abreu Gomes
Páginas: 88

O objetivo deste estudo foi checar o conhecimento fonológico de oito crianças com diagnóstico de Distúrbio Específico de Linguagem (DEL), comparando com os dados de crianças com desenvolvimento típico (grupo controle), com idades entre 4 a 6 anos, a partir da Prova Fonológica do Teste ABFW (nomeação e imitação), fazendo uma análise segundo os pressupostos da Fonologia Probabilística ou Fonologia de Uso. Foram analisados os casos de discrepância entre o alvo e a produção da criança em função das categorias do test e, procurando identificar se há relação entre a incidência de tipos de erros relacionados aos diferentes graus de abstração propostos na fonologia de uso e o tamanho do léxico da criança. Os dados obtidos no grupo DEL indi cam um maior comprometimento nas estruturas que envolvem a representação ma is abstrata dos itens (coarser-grained representation), ao passo que as alterações que envolvem a representação fonética mais detalhada (fine-grained phonetic representation) são menos freqüentes. Os resultados também sugerem uma relação entre conhecimento fonológico e o tamanho do léxico para as crianças DEL

Categorias: Dissertações
Autor: Aline de Azevedo Ferreira