Título: Avaliação de desvios de percepção em crianças aprendizes de inglês como L2
Orientador: Myrian Azevedo de Freitas
Páginas: 80
Esta pesquisa teve como objetivo investigar em que medida a recorrência dos desvios em testes de percepção com crianças aprendizes de inglês como L2 pode subsidiar a discussão de hipóteses sobre a representação mental dos itens lexicais e a organização do léxico nas interlínguas destes aprendizes. O trabalho leva em consideração o papel do input na aquisição fonológica e busca apoio na teoria de exemplares (Pierrehumbert, 2001) e em modelos baseados no uso (Bybee, 2001) para exame dos dados. Foram elaborados 2 corpora a fim de comparar o desempenho dos informantes em tarefas de reconhecimento diante de palavras conhecidas e desconhecidas por eles. Os corpora são formados por itens lexicais monossilábicos terminados nas consoantes oclusivas orais do inglês [p], [t], [k], [b], [d], e [g]. Ambos os corpora 1 e 2 aplicados na fase dos testes de percepção foram gravados em sentenças veículo por uma falante semi-nativa e uma falante não-nativa. Os resultados da análise apontaram a importância do armazenamento feito através da experiência para o reconhecimento fonológico tendo em vista que (i) as substituições feitas apresentaram um grau significativo de proximidade com o sistema representacional da fala compatível com convenções da língua-alvo; (ii) houve, por parte dos alunos informantes desta pesquisa, maior identificação com a produção oral não-nativa do que com a fala semi-nativa na língua-alvo. O bom desempenho global dos aprendizes pode ser atribuído à quantidade e qualidade diferenciada do input que vêm recebendo, e constitui um facilitador para separação entre as categorias de sua L1 e as da L2 em seu léxico mental. A riqueza do input forneceu-lhes exemplares – tokens . suficientes para orientar sua categorização de forma a demonstrar um nível de proficiência elevado no domínio das relações grafema/fone na L2 o que indica que a freqüencia token exerce papel importante no reconhecimento de das relações gráfico-fonéticofonol lógicas na língua-alvo.