Avaliação da produção e percepção da prosódia na expressão de modalidades por falantes de inglês como L1 e aprendizes de inglês como LE

Título:Avaliação da produção e percepção da prosódia na expressão de modalidades por falantes de inglês como L1 e aprendizes de inglês como LE
Orientador: Myrian Freitas
Páginas: 226

Linha de pesquisa: Tecnologia Linguística e Materiais Pedagógicos

A pesquisa tem por objetivo analisar e confrontar as curvas melódicas produzidas por falantes de sexo feminino em pares de enunciados declarativos e que expressam surpresa com descrença e em enunciados interrogativo-negativos que expressam emoções como surpresa e pedido de confirmação. Um teste de percepção foi aplicado para, posteriormente, verificar o julgamento de ouvintes, que apresentam os mesmos perfis das falantes participantes da pesquisa, quanto à atribuição de termos como nativo ou aprendiz de inglês como LE e quanto às diferentes modalidades dos enunciados. Duas importantes hipóteses consideradas foram a de que o fator quantidade de tempo de exposição à LE não pode ser considerado independente do fator qualidade de exposição à LE e que falantes de sexo feminino poderão expressar emoções por meio da entonação de forma semelhante, a despeito de serem falantes ‘nativas’ ou aprendizes em diferentes níveis de aprendizado. Pelo menos, enquanto membros da cultura ocidental. O corpus foi formado por enunciados que expressam as emoções mencionadas acima e foi lido por quatro falantes de sexo feminino com diferentes perfis de exposição ao inglês (uma falante de inglês como L1, e três aprendizes de inglês como LE em nível básico, intermediário e avançado). Os enunciados foram gravados no programa computacional PRAAT. Para cada uma das quatro etapas da análise foi feita uma descrição fonética do gráfico de contorno de F0 de cada um dos enunciados de cada falante, tabelas com valores de vogais em Hz e quadros que resumiam as características dos contornos de todas as falantes. Ao final, foi feita a análise do teste de percepção e foram apresentados resultados e a conclusão quanto à relevância dos fatores considerados nas hipóteses original.

Categorias: Teses
Autor: Erica de Souza Marta