Aspectos genéricos da dêixis: o caso dos pronomes “we” e “you” em inglês

Título:Aspectos genéricos da dêixis: o caso dos pronomes “we” e “you” em inglês
Orientador: Lilian Vieira Ferrari
Páginas: 64

Linha de pesquisa: Linguagem, Mente e Cérebro

Esta dissertação propõe-se a investigar a polissemia dos dêiticos “we” e “you” do inglês. Como base teórica, utiliza a Teoria dos Espaços Mentais, de Fauconnier (1994, 1997), a noção de mesclagem conceptual (blending), de Fauconnier (1994) e Fauconnier e Turner (2002), e a noção de categorização proposta por Rosch (1973, 1978) e retomada por Lakoff (1987). Em termos analíticos, o trabalho parte de estudos anteriores que assumem uma perspectiva cognitivista da dêixis; em especial, as propostas de Rubba (1996) e de Marmaridou (2000).
As principais descobertas realizadas pela pesquisa são: a) os usos prototípicos dos dêiticos “we” e “you” são estruturados pelo MCI (Modelos Cognitivo Idealizado) da dêixis; b) cada um dos usos menos prototípicos desses dêiticos se afasta progressivamente do MCI da dêixis, criando uma categoria radial para cada dêitico a partir de seu MCI; c) diferentes processos de mesclagem conceptual estão associados à polissemia dos dêiticos “we” e “you”; d) em pelo menos um de seus usos, os dêiticos “we” e “you” são intercambiáveis, embora utilizados de acordo com estratégias retóricas distintas.
A principal contribuição do trabalho reside no aprofundamento da compreensão cognitivista sobre os dêiticos, em que se propõe uma articulação entre aspectos descritivos e explicativos. A análise dos dêiticos de pessoa nesta pesquisa conjuga a descrição da polissemia com a explicação dos processos cognitivos subjacentes à estruturação da categoria radial que organiza os diferentes sentidos de cada um dos dêiticos. Além disso, o trabalho propõe, de forma inédita para o inglês, um tratamento unificado para a polissemia de “we” e “you”, com base no processo cognitivo de mesclagem conceptual (blending).

Categorias: Dissertações
Autor: Helen de Andrade Abreu