Título: Aspectos de Coesão Textual na Escrita de Surdos: a formação das cadeias tópicas
Orientador: Maria Cecília de Magalhães Mollica
Páginas: 183
Uma das maiores questões geradas pelas perdas auditivas, observa-se nos efeitos sobre o desenvolvimento linguístico e suas implicações na escrita em Língua Portuguesa. Considerando que surdos não apresentam as mesmas características de produção textual de um ouvinte, este trabalho se propõe a discutir a importância do uso da escrita para esses sujeitos, não somente como instrumento de comunicação, mas como modalidade indispensável no amplo acesso à informação e ao convívio social. O foco da pesquisa volta-se, nesse sentido, para a análise do aspecto coesivo nas produções escritas desses sujeitos, no intuito de se investigar a maneira pela qual surdos tendem a estabelecer coesão referêncial em suas composições. O estudo dos nexos coesivos nos textos analisados e dos possíveis mecanismos utilizados para assegurar a referencialidade se desenvolve a partir do conceito teórico de continuidade tópica descrita por GIVÓN (1983) e de Cadeia Coesiva descrita por Antunes (1996). O Corpus deste trabalho é constituído de textos produzidos por alunos surdos profundos, em estágios variados de aprendizado do português, cuja fluência em LIBRAS se mostra evidente. Embora as produções textuais em análise apresentem limitações na estrutura narrativa, verifica-se a presença de elementos coesivos em grande número, os quais mantêm a referencialidade e a progressão dos tópicos ativados no discurso. Diferentemente do português, observa-se uma tendência predominante ao estabelecimento da coesão referêncial por meio de cadeias de repetição ou cadeias mistas, nas quais o tópico matriz é mantido integralmente na superfície textual ou retomado por outros léxicos semanticamente compatíveis, sem a que seja utilizada necessariamente, a referência por sustituição pronominal. Neste estudo, há a preocupação de sinalizar aos profissionais envolvidos no trabalho com surdos a necessidade de se lançar um novo olhar sobre a escrita desses sujeitos. Aspectos relacionados a possíveis interferências da LIBRAS nas produções textuais de surdos e as implicações educacionais decorrentes dos resultados obtidos na pesquisa são igualmente discutidos.