As construções interrogativas, de tópico e de foco na língua crioula de Guiné-Bissau

Título: As construções interrogativas, de tópico e de foco na língua crioula de Guiné-Bissau
Orientador: Márcia Dâmaso Vieira
Páginas:
 192

Esta dissertação tem por objetivo descrever e discutir a natureza das construções A-barra com e sem resumptivos, as estruturas de redobro de sujeito e a constituição interna do Sintagma Complementizador (CP) do crioulo guineense (CG). Observamos as estruturas interrogativas, de tópico e de foco, com o intuito de verificar as propostas de Rizzi (1997, 2004) sobre a hierarquia das projeções funcionais na periferia esquerda da oração e de Alexandre (2007, 2009a) sobre a derivação dos vários tipos de construções A-barra existentes. Para descrever e discutir as construções de redobro de sujeito, utilizamos a proposta de análise de Tavares Silva (2005).
As evidências encontradas nos dados do CG mostram que a língua permite estruturas A-barra com e sem movimento. A presença de resumptivos indica que a estrutura não foi derivada por movimento, já que tais elementos podem ocorrer em contextos de ilhas sintáticas.
Verificamos também que os casos de redobro de sujeito escondem duas representações diferentes. Em alguns casos, trata-se de tópico com deslocamento à esquerda. Em outros casos, tem-se um DP complexo que ocupa a posição de sujeito em [Spec, IP].
Os dados relacionados às estruturas A-barra do CG também mostram que existem várias projeções funcionais na periferia esquerda da oração, conforme postulado pelo projeto cartográfico de Rizzi.
Para alcançar os nossos objetivos, foram analisados dados linguísticos primários por mim coletados junto a um falante nativo da língua, Eliseu Jose Pereira Lé, aluno da Faculdade de Letras/UFRJ.

Categorias: Dissertações
Autor: Pollyanna Pereira de Castro