Orientador: Prof(a). Dr(a). Isabella Lopes Pederneira
Páginas: 117
Resumo
Esta dissertação visa a descrever as construções de tópico-comentário no português brasileiro (doravante, PB) bem como fornecer uma proposta de ensino para esta categoria sintático-discursiva na Educação Básica. A construção “A Bárbara, o Vinícius viajou com ela” caracteriza-se como estrutura de tópico na medida em que o DP “A Bárbara” traz um quadro de referência ao que vai ser mencionado no comentário, existindo, na sentença-comentário, uma relação predicativa. Nesta estrutura, o pronome ela retoma o tópico, o DP A Bárbara. Por tópico, caminhamos pela mesma direção de Lambrecht (1994), que o conceitua como um termo sobre o qual se faz referência e que está na fronteira da sintaxe e do discurso. Nesta linha, as construções de tópico suscitam importantes discussões quando pensadas para o ensino, na medida em que muitas gramáticas tradicionais não fazem alusão a essas construções e, quando mencionadas, as inserem no plano das figuras de linguagem (cf. Cunha e Cintra, 1999; Rocha Lima, 1986 [2011]; Azeredo, 2008), concebendo-as todas como anacoluto ou pleonasmo, indistinguidamente. Além disso, alguns sujeitos-argumentais, no plano discursivo, representam o tópico não marcado, fato que suscita sérios problemas terminológicos encontrados nas gramáticas tradicionais, sobretudo quando analisamos as definições da categoria do sujeito encontradas nestas. Nesse âmbito, para a realização da proposta didática, utilizam-se os pressupostos da Teoria Gerativa (cf. Chomsky, 1981; 1986), a qual compreende que a gramática está na mente/cérebro dos falantes. Este trabalho está ancorado nos estudos de Lambrecht (1994), Berlinck, Duarte e Oliveira (2009), Pontes (1987) e Mira Mateus el al. (1998), os quais nos forneceram subsídios importantes para a descrição do fenômeno sintático-discursivo. Sob esta ótica, este trabalho intenta transpor as contribuições da teoria supracitada para a sala de aula, sobretudo para o ensino de gramática do elemento supracitado (o tópico). Objetivando levar à consciência da língua enquanto um conjunto de princípios radicados na mente/cérebro dos estudantes (língua-I), a partir do conceito chomskyano, o presente trabalho pretende lançar luz sobre os subsídios que a Linguística Formal fornece ao ensino de gramática, utilizando, para tanto, a Metodologia da Aprendizagem Linguística Ativa, proposta por Pilati (2017, 2020, 2022), que possui os seguintes princípios: (i) levar em consideração o conhecimento prévio do estudante; (ii) desenvolver o conhecimento profundo sobre o sistema linguístico; (iii) promover a aprendizagem ativa através do desenvolvimento de habilidades metacognitivas. A hipótese que subsidia este trabalho é a de que a perspectiva metodológica da Aprendizagem Linguística Ativa torna eficiente o ensino de gramática na medida em que elucida aos estudantes as propriedades abstratas do(s) sistema(s) linguístico(s), a partir do desenvolvimento das habilidades de metacognição. Quanto à metodologia do trabalho, utilizou-se a pesquisa bibliográfica.
Palavras-chave: Sintaxe. Construções de tópico. Teoria Gerativa. Ensino de gramática.
