Título: Aquisição Fonológica em Crianças Falantes Tardios: Um Estudo de Caso
Orientadora: Christina Abreu Gomes
Páginas: 67
A atual dissertação procurou analisar, a partir de um estudo de caso, como ocorre o desenvolvimento fonológico de uma criança diagnosticada com Atraso na Aquisição da Linguagem. Além disso, pretendeu-se observar qual tipo ou nível de abstração postulado por Pierrehumbert (2003) estaria afetado e observar como foi a evolução fonoaudiológica da criança que participou do estudo de caso. Esse trabalho fundamentou-se nos pressupostos teóricos da Fonologia de Uso, a qual postula que o conhecimento fonológico é construído a partir da experiência do falante em falar e ouvir, havendo correlação do uso da língua com as características inatas da cognição. Para a coleta dos dados foram utilizados os testes de vocabulário receptivo Peabody de Dunn & Dunn (1997), a prova de fonologia do ABFW e o teste de repetição de não-palavras de Esteves (2013). Os dados foram coletados em três momentos diferentes e comparados aos achados de crianças com desenvolvimento típico na mesma faixa etária, além de comparação entre as três coletas da própria criança participante do estudo de caso. O esperado era que houvesse um atraso na emergência do conhecimento fonológico, devido à defasagem no seu léxico, assim como observado nos chamados “falantes tardios” por Vihman (2009) o que foi verificado no presente estudo.