Título: Aquisição de interrogativas Qu- do espanhol como L2 por falantes adultos do português brasileiro
Orientadora:Márcia Dâmaso Vieira
Páginas: 105
O objetivo deste trabalho é investigar os papéis da língua materna (L1) e da Gramática Universal (GU) no processo de aquisição de interrogativas do tipo Qu- do Espanhol como L2 por falantes adultos do Português Brasileiro (PB). A escolha das duas línguas se deve ao fato de que apresentam valores paramétricos distintos. Em Espanhol, mas não em PB, há inversão da ordem sujeito-verbo nas interrogativas do tipo Qu-. Como hipótese inicial, adotamos aquela defendida por White (2004), segundo a qual há transferência das propriedades dos núcleos funcionais da L1 para a L2 e também há acesso à GU durante esse processo. Além disso, os dados observados revelam que a mudança paramétrica se dá gradativamente, de construção em construção, assim como proposto por Herschensohn (1998).
Para a realização deste estudo, foram aplicados experimentos junto a falantes de PB aprendizes de Espanhol como L2 de diferentes instituições de ensino. Os sujeitos participantes realizaram testes de produção de interrogativas e de versão. Os dados foram analisados levando-se em conta os níveis de proficiência por tempo de exposição ao Espanhol.
Os resultados da pesquisa mostraram haver transferência da L1 nos estágios iniciais e subsequentes de aquisição. Quanto ao estágio final, constatou-se que pode ou não haver convergência entre a gramática do falante de L2 e a do falante nativo. Em ambos os casos, acreditamos haver restrição da GU.